Validação de recursos IDS no BIMcollab Zoom

Validação de recursos IDS no BIMcollab Zoom

Ao integrar o IDS ao BIMcollab Zoom, os coordenadores e gerentes BIM podem facilmente verificar se há informações ausentes ou não conformes nos arquivos IFC. Quando um modelo não atende aos requisitos especificados no IDS, o BIMcollab Zoom permite que você gere relatórios de issues e os comunique via BIMcollab Nexus. Esses relatórios de issues destacam as áreas em que o modelo IFC precisa ser aprimorado para atender aos requisitos de informações do projeto. Esse processo simplificado ajuda a garantir que o modelo atenda aos padrões exigidos e que os possíveis problemas sejam identificados e resolvidos a tempo.

No ecossistema do BIMcollab, o padrão IDS foi integrado a todos os estágios de seu fluxo de trabalho BIM. Os principais usos do IDS no BIMcollab incluem:
  1. Ajudar os líderes de projeto a definir requisitos de informações para modelos IFC, criando novas especificações no BIMcollab Nexus.
  2. Melhorar o refinamento do modelo, fornecendo acesso a todas as especificações do projeto por meio da paleta IDS disponível no BCF Manager para Revit.
  3. Suporte para verificação automatizada de modelos e criação de problemas detalhando os resultados das verificações de conformidade de especificações no BIMcollab Zoom.



Você gostaria de se tornar um mestre em IDS do BIMcollab? Confira o curso IDS na BIMcollab Academy.
Uma especificação de entrega de informações (IDS) é um padrão aberto da buildingSMART para especificar e validar requisitos de informações em modelos IFC. Ele usa uma lista de especificações que definem como objetos, classificações, propriedades e até mesmo valores e unidades devem ser entregues e trocados. O IDS é baseado no esquema XML, garantindo que todas as especificações correspondam à mesma estrutura e possam ser lidas por diferentes ferramentas. Leia mais sobre a documentação oficial do IDS no site da buildingSMART


Pré-requisito: Criar um IDS no BIMcollab Nexus

Uma configuração de IDS para seu projeto no BIMcollab Nexus é uma etapa necessária antes de iniciar uma validação de propriedade de IDS no BIMcollab Zoom. Siga este artigo para criar um IDS no BIMcollab Nexus.
Os campos na especificação diferenciam maiúsculas de minúsculas e espaço. Certifique-se de que o nome da propriedade e os conjuntos de propriedades correspondam aos do BIMcollab Zoom.


Executar especificações IDS

  1. Inicie o BIMcollab Zoom com uma licença Zoom
  2. Conecte-se ao seu projeto BIMcollab Nexus
  3. Se necessário, carregue ou adicione modelos manualmente
  4. Selecione o painel "Conflicts" (Conflitos)
    O BIMcollab Zoom exibe o IDS e suas especificações para este projeto na aba "Shared" (Compartilhado)
  5. Selecione um IDS ou uma especificação
    1. Clique duas vezes na especificação (conjunto) ou clique no botão "Run" (Executar) para executar uma especificação (conjunto) selecionada
    2. Clique com o botão direito do mouse para executar somente para componentes salvos em em "My view"



  6. Os resultados da verificação podem ser encontrados no painel de resultados
As verificações de IDS são executadas no BIMcollab Zoom, enquanto a edição e a visualização detalhada dos requisitos só podem ser feitas na página da Web do espaço do BIMcollab Nexus.

Resultados

Dependendo do IDS que você executou, há três resultados possíveis:

Os requisitos e os valores existentes estão correspondendo

Se todos os elementos do modelo atenderem aos requisitos, uma marca de seleção aparecerá ao lado da linha de especificação do IDS e o ponto de vista do BIMcollab Zoom não mudará de seu status anterior. Além disso, na janela de resultados, você verá a mensagem "check passed" (verificação aprovada).

Os requisitos estão ausentes ou não correspondem

Se houver elementos no modelo que não atendam aos requisitos definidos pelo IDS, eles serão isolados e destacados como itens vermelhos na tela, e uma lista de falhas será exibida na janela de resultados.



A lista de resultados pode ser estudada e relatada como issues. Cada resultado é elaborado em três seções: Propriedade, Requisito e Valor. A seção "Value" (Valor) exibe os dados atuais, enquanto a seção "Requirement" (Requisito) mostra os dados que devem substituir o valor atual.



Nenhum componente aplicável foi encontrado para os requisitos

Caso o(s) modelo(s) não contenha(m) nenhum componente ao qual a especificação se aplique, esse sinal será exibido na linha da especificação. Além disso, na janela de resultados, você verá a mensagem "Nenhum componente aplicável".


Agrupamento

Se você tiver um grande número de resultados de verificação de IDS, poderá agrupá-los com base em uma propriedade, grade ou nível de história para facilitar a navegação e a localização de resultados específicos. Para fazer isso, clique em 'Change grouping settings' (Alterar configurações de agrupamento) acima da seção de resultados. Cada grupo pode ser reportado como uma issue.



Modos de exibição

Por padrão, os resultados são exibidos usando o modo esquemático. O usuário pode escolher entre vários modos de visualização que determinam como a issue é exibida, clicando no botão "Change conflict view mode" (Alterar modo de visualização de conflito ) .
Há três modos de visualização disponíveis:
  1. Regular: exibe os componentes detectados com sua coloração padrão
  2. Selected (Selecionado): exibe os componentes detectados e os seleciona
  3. Schematic (Esquemático): exibe os componentes detectados em vermelho
Além disso, você tem a opção de colocar uma caixa de corte ou ativar as plantas baixas. A criação de caixas de corte pode ser útil para corretamente recriar uma issue em uma ferramenta de modelagem 3D.

Geração de issues

No BIMcollab Zoom, você pode relatar os resultados da verificação IDS como issues.
  1. Selecione um ou mais resultados na lista. Clique em "Gerar issues em lote
  2. Vá para a guia Issues para preencher os detalhes adicionais das issues, se necessário
  3. Sincronize para compartilhar todas as issues
Agora você poderá ver as issues em seu projeto web do BIMcollab Nexus, bem como em qualquer BCF Manager que esteja conectado ao seu espaço. Certifique-se de sincronizar o BCF Manager para carregar as alterações mais recentes.



Em breve: Smart Issues para validação de propriedades IDS

As Smart Issues têm a mesma aparência das Issues normais, mas com a vantagem adicional de manter o controle de quais Issues já foram relatadas e quais foram ignoradas. Além disso, as Smart Issues podem ser atualizadas em lote, e prontamente marcadas como resolvidas quando um IDS inicialmente ausente ou não-conforme é preenchido/corrigido no modelo atualizado. Esse recurso está em desenvolvimento e estará disponível para lançamento em breve.
Veja como o Smart Issues já funcionam para a detecção de clashes.

O que vem a seguir

Edite e comente as issues até que todas estejam resolvidas.


    • Related Articles

    • Validação de dados IFC com Smart views

      As Smart views podem ser utilizadas de várias maneiras: para visualizar propriedades, para verificar se o modelo está em conformidade com as definições do IDM (Information Delivery Manual) ou para filtrar determinados elementos. A validação do modelo ...
    • Recursos compartilhados do Zoom criados em uma versão mais recente

      Com o lançamento do BIMcollab Zoom Versão 7.4, foi introduzido um aprimoramento na estruturação de propriedades. Essas melhorias foram projetadas para impactar positivamente os fluxos de trabalho e a verificação de modelos do Information Delivery ...
    • Guia inicial rápido do BIMcollab Zoom

      Encontrar uma versão para impressão como anexo Este guia inicial rápido descreve o ambiente de trabalho e as funcionalidades do BIMcollab Zoom. Ele vai fazer com que você colcoque o seu proejto em funcionamento no Zoom em um piscar de olhos! Se ainda ...
    • Melhore a qualidade de modelos com IDS (Especificação de entrega de informações)

      O novo padrão aberto, IDS, da buildingSMART foi projetado para aprimorar o processo de troca de requisitos em seu projeto BIM. Seu objetivo é representar as necessidades do seu projeto, compartilhando uma lista de requisitos de informações que os ...
    • Encontrando issues no BIMcollab Zoom

      Ao criar uma combinação de modelos (criados por diferentes disciplinas) é possível detectar visualmente conflitos entre estes modelos. Além disso, o Zoom possui a ferramenta Smart Views, que podem automatizar a identificação e a coloração de ...