Crie Smart Issues reportando os resultados do clash

Crie Smart Issues reportando os resultados do clash

Smart Issues no BIMcollab são issues que contêm e que rastreiam os clashes reportados a partir do BIMcollab Zoom.

Em um fluxo de trabalho tradicional de verificação de modelos, os clashes são detectados em uma ferramenta de validação de modelos e reportados como issues. Quando novos modelos são criados, o teste de clash detection tem que ser repetido para verificar se os clashes foram resolvidos. Em alguns casos, é possível atualizar as issues com base nos resultados atualizados dos clashes.
Este fluxo de trabalho tem algumas limitações:
  1. Um novo teste de clash detection completo tem que ser realizado novamente para atualizar os resultados dos clahses com os novos modelos.
  2. Se o novo teste de clash detection resultar em menos clashes do que a versão anterior, pode ser que não esteja claro o que aconteceu com os conflitos resolvidos. Ou seja, quais são extamente os clashes que foram resolvidos e se há novos clashes provenientes do novo teste realizado nos novos modelos.
  3. Qualquer alteração no status de um clash deve ser atualizada manualmente nas issues, ou uma ação adicional é necessária para atualizar o status da issue com base no status do clash.
  4. Os mesmos clashes podem ser encontrados em testes de clash diferentes, o que pode resultar em issues reportadas em duplicidade.
Para resolver essas limitações, as Smart Issues no ecossistema BIMcollab melhoram a rastreabilidade dos clashes:
  1. As Smart Issues sabem quais clashes elas representam, a que elementos pertencem e qual é seu status no BIMcollab Zoom. Por isso, é redundante fazer novamente um teste para atualizar os clashes. Um novo teste de clash detection só precisa ser realizado para encontrar novos clashes e não clashes já reportados.
  2. A própria vista 3D do BIMcollab Zoom dá um feedback visual sobre se o clash ainda está ativo ou se está resolvido quando você estiver utilizando uma licença ativa do Zoom.
  3. As issues podem ser atualizadas automaticamente de acordo com o status mais recente dos clashes.
  4. Como as Smart Issues são compartilhadas na nuvem (BIMcollab Nexus), é impossível reportar acidentalmente qualquer clash já relatado, mesmo que o mesmo clash seja detectado através de diferentes regras de clash. Os resultados dos clashes e a janela de visualizção 3D lhe dão feedback sobre se um clash já foi relatado, ignorado ou se é um clash novo.
Neste artigo, vamos explicar como reportar as Smart Issues e como gerenciá-las após encontrá-las.
Para criar Smart Issues no BIMcollab Zoom, certifique-se de que você atende a estes requisitos:
  1. Você está usando uma licença ativa do BIMcollab Zoom
  2. Você está conectado a um projeto no BIMcollab Nexus. Issues criadas em modo offline no BIMcollab Zoom não rastreiam o status dos clashes
  3. As permissões de edição Zoom estão habilitados para você nas configurações do projeto BIMcollab Nexus
  4. Você é um líder de projeto ou editor no projeto BIMcollab Nexus

Realize um teste de Clash detection

Para começar a reportar clashes, o primeiro passo é realizar um teste de clash detection no BIMcollab Zoom.
Os clashes que foram detectados com base nos parâmetros da regra de clash, serão exibidos na janela de resultados 'Clashes', bem como na janela de visualização 3D.

Reporte clashes a partir dos resultados do teste

Percorra os clashes encontrados na janela de resultados e determine se você deseja reportá-los ou ignorá-los. Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse sobre um clash específico ou sobre um grupo de clashes, ou usando os botões na parte superior da janela de resultados.
  1. Reportar: Uma issue é gerada para os clashes selecionados, ou para os clashes não gerenciados em um grupo de clashes. O clash será atenuado na lista de clashes.
  2. Ignorar: Nenhuma issue será criada, e os clashes selecionados ou os não gerenciados em um grupo de clashes ficarão acinzentados na lista de clashes
  3. Marcar como novo: Marca clashes reportados ou ignorados como não gerenciados novamente.
    Nota: Ao marcar os clashes já relatados como novos, a conexão com a issue será perdida. As issues que contém esses clashes precisarão ser fechadas manualmente.
Você pode tanto reportar clashes separadamente, quanto grupos de clashes como uma issue. Você também pode selecionar vários clashes ou grupos de clashes para reportá-los como issues de uma única vez.
Ao ignorar ou reportar grupos de clashes como issues, a ação só se aplicará a clashes não resolvidos no grupo.
Você receberá um feedback visual sobre o status dos clashes na hierarquia de resultados por meio dos símbolos em frente aos clashes, e na janela de visualização 3D por meio das cores das caixas de clashes.
Para mais informações sobre o status dos confrontos, consulte o artigo O status de um clash.



Os clashes detectados são únicos, baseados na relação dos elementos conflitantes. O status de um clashe é o mesmo, independentemente da regra utilizada para detectá-lo, ou de qual membro da equipe realizou o teste de clash detection.
Por exemplo:
O membro da equipe 1 executa uma regra de clash detection que verifica interferências entre o sistema de ventilação e o modelo estrutural.
Ele reporta os clashes detectados com o teste de clash.
Algum tempo depois, o membro da equipe 2 executa uma regra de clash detection que verifica os sistemas de MEP contra as paredes estruturais. Alguns dos clashes encontrados no teste com esta outra regra de clash também estavam presentes nos resultados do teste de clash executado pelo seu colega.
Como estes clashes já foram reportados, e os clashes são únicos, eles estarão marcados como reportados também nos resultados dos clashes do membro da equipe 2.
Isto ajuda as equipe a evitarem a ocorrêcia de issues duplicadas em um fluxo de trabalho mais simples e direto.
Se um clash já foi reportado, ainda é possível acrescentar uma issue adicional para o mesmo clash, caso seja necessária uma comunicação extra.
Na hierarquia de resultados de clash, ambos os números das issues estarão ligados ao clash.

Compartilhe issues com a sua equipe

No painel de Issues são criadas issues para todos os clashes e grupos de clashes reportados.
Sincronize seu projeto para compartilhar as issues com o restante da sua equipe. O número das issues recém-criadas, aos quais os clashes estão ligados, é mostrado ao lado dos resultados dos testes de clash.



As issues estão agora disponíveis para todos os membros da equipe e podem ser pesquisadas em seu próprio software BIM para serem resolvidas.

Atualize Smart Issues no BIMcollab Zoom

Quando novos modelos estiverem disponíveis, é possível atualizar as Smart Issues existentes contendo conflitos. A atualização verifica se os embates ainda estão presentes nos novos modelos.
  1. Atualize os modelos no BIMcollab Zoom para a nova versão.
  2. Vá para a aba de Issues.
  3. Configure o filtro das issue pra mostrar todas as Smart Issues que você deseja atualizar.
  4. Somente as issues que estiverem visíveis no painel de Issues serão atualizadas.
  5. Atualize as Issues clicando no botão .
  6. As próprias issues determinarão se os clashes ainda estão presentes nos modelos atuais ou não. Não é necessário executar novamente o teste de clash detection antes de atualizar as issues.
  7. As vistas das issues serão atualizadas de acordo com o status mais recente dos clashes. Os seguintes critérios são levados em consideração, ao verificar se a vista deve ser atualizada:
    1. O tamanho e a localização da caixa de clash
    2. O status do clash
      Você receberá feedback sobre o status dos clashes por meio da cor das caixas de clashes no ícone da Issue e na janela de visualização 3D ao clicar duas vezes sobre a issue.
      Para mais informações sobre o status dos clashes, consulte o artigo O status de um clash.
  8. Percorra as issues atualizadas para determinar se alguma delas pode ser fechada com base no novo status. Também é possível fechar automaticamente as issues durante a atualização, se todos os clashes relatados à issue tiverem sido resolvidos.
  9. Sincronize o projeto para que o status mais recente das issues esteja disponível para todos os membros da equipe.
Opções adicionais ao atualizar as Smar Issues:
  1. Atualizar apenas issues selecionadas: Se esta opção estiver desativada, todas as issues visíveis no painel de issues serão atualizadas
  2. Fechar as issues em que todos os clashes estão resolvidos: se todos os clashes que tiverem sido reportados a uma Smart Issue estiverem resolvidos, a Smart Issue será automaticamente fechada.
  3. Reabrir issues fechadas anteriormente: se os clashes ainda estiverem (ou novamente) ativos em issues que foram fechadas, a Smart Issue será reaberta.
  4. Comentar: o comentário será adicionado a todas as issues atualizadas, juntamente com o novo print screen.


Monitore o progresso do projeto no BIMcollab Nexus

Você também pode acompanhar o progresso das Smart Issues no BIMcollab Nexus.
As Smart Issues, que contêm os clashes, apresentarão uma visão geral de todos os clashes presentes na issue, assim como o seu status.
Esta lista, assim como o print screen do clash, refletirá o status da Smart Issue, para que você também possa revisar as issues diretamente a partir do projeto em seu espaço BIMcollab Nexus.



É possível que o último print screen na visão geral das Issues no BIMcollab Nexus não seja imediatamente atualizado. Para garantir que os prints mais recentes sejam mostrados no BIMcollab Nexus, limpe o cache do seu navegador ao atualizar a página de Issues.
Use estes atalhos para forçar seu navegador a atualizar sua página com novos dados e ignorar os dados salvos no cache:
  1. Windows: Ctrl + F5
  2. Mac Chrome/Firefox : Cmd + Shift + R
  3. Mac Safari: Shift + Reload

    • Related Articles

    • Atualize as Smart Issues com base nos resultados do clash

      Quando novos modelos estão disponíveis, é possível atualizar as Smart Issues existentes que contêm clashes. A atualização verifica se os clashes continuam presentes nos novos modelos. Abra o Zoom com uma licença ativa Conecte o projeto ao qual você ...
    • O status de um clash

      O status de um clash no BIMcollab Zoom é indicado pela cor da caixa de clash na janela de visualização 3D. Status do clash nos resultados dos clashes Em um fluxo de trabalho on-line no BIMcollab Zoom, um clash pode ter três status nos resultados dos ...
    • Encontrando issues no BIMcollab Zoom

      Ao criar uma combinação de modelos (criados por diferentes disciplinas) é possível detectar visualmente conflitos entre estes modelos. Além disso, o Zoom possui a ferramenta Smart Views, que podem automatizar a identificação e a coloração de ...
    • Criar um dicionário de valores para simplificar os dados IFC com as Smart Properties

      Ao adicionar dados e informação a um modelo BIM, diferentes idiomas, abreviações e erros de escrita são inevitáveis. Para atenuar essas diferenças, criamos as Smart Properties, que ajudam usuários a alcançar um resultado previsível para uma validação ...
    • Compartilhar regras de clash com os membros da minha equipe

      As regras de conflito podem ser facilmente compartilhadas com os membros da equipe em um projeto, seguindo estas etapas: Iniciar o BIMcollab Zoom com uma licença Zoom Conecte-se ao espaço e ao projeto corretos Selecione o painel Conflitos Arraste e ...