Criar Smart Issues relatando resultados de conflitos

Criar Smart Issues relatando resultados de conflitos

Os problemas inteligentes no BIMcollab são problemas que contêm e rastreiam os conflitos relatados do BIMcollab Zoom.

Em um fluxo de trabalho tradicional de verificação de modelos, os conflitos são detectados em uma ferramenta de validação de modelos e relatados como problemas. Quando novos modelos são criados, a verificação precisa ser repetida para verificar se os conflitos foram resolvidos. Em alguns casos, é possível atualizar os problemas com base em resultados de conflitos atualizados.
Esse fluxo de trabalho tem algumas limitações:
  1. Uma verificação completa deve ser realizada novamente para atualizar os resultados dos conflitos com novos modelos
  2. Se a nova verificação gerar menos resultados do que a versão anterior, talvez não esteja claro o que aconteceu com os conflitos resolvidos
  3. Qualquer alteração de status de um conflito precisa ser atualizada manualmente nos problemas ou é necessária uma ação adicional para atualizar o status do problema com base no status do conflito
  4. Os conflitos podem ser encontrados em várias regras de conflito e validações de propriedades (verificações de IDS), o que pode resultar em problemas duplicados
Para resolver essas limitações, os Smart Issues no ecossistema BIMcollab melhoram a rastreabilidade dos conflitos:
  1. Os Smart Issues conhecem os conflitos que representam, a quais elementos pertencem e qual é o seu status no BIMcollab Zoom. Por esse motivo, é redundante executar novamente um teste de conflito ou uma validação de propriedade (verificação IDS) para atualizar os conflitos. Uma nova verificação de modelo só precisa ser realizada para encontrar conflitos novos e não relatados.
  2. A visualização 3D no BIMcollab Zoom fornece feedback sobre se o conflito ainda está ativo ou resolvido ao aplicar o zoom no problema, quando você estiver usando uma licença ativa do Zoom
  3. Os problemas podem ser atualizados automaticamente de acordo com o status mais recente dos conflitos
  4. Como os Smart Issues são compartilhados no BIMcollab Nexus, é impossível relatar acidentalmente qualquer conflito já relatado, mesmo que o mesmo conflito seja detectado em várias regras de conflito ou especificações. A seção de resultados e a janela 3D fornecem feedback sobre se um conflito foi relatado, ignorado ou novo
Neste artigo, explicaremos como relatar problemas inteligentes e como fazer o acompanhamento deles.
Para criar Smart Issues a partir do BIMcollab Zoom, certifique-se de atender a esses requisitos:
  1. Você está usando uma licença ativa do Zoom
  2. Você está conectado a um projeto no BIMcollab Nexus (os problemas criados no modo off-line no BIMcollab Zoom não rastreiam o status dos conflitos)
  3. Os direitos de edição de zoom estão habilitados para você nas configurações do projeto BIMcollab Nexus
  4. Você é um líder de projeto ou editor do projeto BIMcollab Nexus

Realizar uma verificação do modelo

Para começar a relatar conflitos, a primeira etapa é executar uma detecção de conflito ou validação de propriedade (verificação IDS) no BIMcollab Zoom.
Os conflitos detectados com base nos parâmetros da regra de conflito ou da especificação serão exibidos na janela de resultados da verificação, bem como na janela 3D.


Relatórios de conflitos

Os conflitos podem ser relatados de duas maneiras: no painel de resultados de conflitos ou diretamente na caixa de conflito na janela 3D.

Dos resultados de conflitos
Analise os conflitos na janela Resultados e determine se você deseja relatá-los ou ignorá-los. Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse no conflito ou no grupo de conflitos ou usando os botões na parte superior da janela de resultados.
    1. Relatório: Um problema é gerado para conflitos selecionados ou conflitos não tratados em um grupo de conflitos. O conflito ficará em cinza na lista de conflitos
    2. Ignorar: Nenhum problema será criado, e os conflitos selecionados ou os conflitos não tratados em um grupo ficarão acinzentados na lista
    3. Marcar como novo: marcar conflitos relatados ou ignorados como não tratados novamente.
      Observação: Ao marcar conflitos já relatados como novos, o link para o problema será perdido. Os problemas precisam ser fechados manualmente
    Você pode relatar um grupo inteiro de conflitos como um único problema ou relatar individualmente cada resultado em um grupo. Você também pode selecionar vários conflitos ou grupos de conflitos de uma só vez, mantendo pressionada a tecla "CTRL" ou "COMMAND" e selecionando os que lhe interessam e, em seguida, clicando com o botão direito do mouse para selecionar o relatório, o que permitirá gerar em lote todos os problemas de uma só vez.
    Como alternativa, você também pode relatá-los como um problema personalizado agrupado, selecionando "Reportar como um problema".



    Ao relatar ou ignorar grupos de conflitos para problemas, a ação só se aplicará a conflitos não tratados no grupo.

    Na janela 3D
    Após a execução de uma análise de conflito, você também pode inspecioná-la visualmente na janela 3D e relatar ou ignorar os conflitos de seu interesse. Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse diretamente em uma caixa de choque.
    Assim como no painel de resultados de conflitos, também é possível selecionar mais de uma caixa de conflito mantendo pressionada a tecla "CTRL" ou "COMMAND" e, em seguida, relatá-las em lote para vários problemas individuais ou relatá-las todas como um único problema.
     






    Títulos das edições

    Depois de selecionar os conflitos que gostaria de relatar, há várias opções que podem ser usadas para determinar os títulos dos problemas que descrevem claramente a natureza do conflito, dependendo das preferências da sua equipe.
    Na janela de geração de lote, as seguintes opções estão disponíveis:
    1. Prefixo do título: adicione um prefixo personalizado às edições selecionadas, que aparecerá com um "-" seguido do restante do título. Se nenhuma das outras opções estiver selecionada, você poderá usar esse campo para criar um título de problema totalmente personalizado.
    2. Nome da regra de conflito: isso incluirá o nome da regra de conflito associada que resultou no conflito no título do problema.
    3. Nome do resultado do conflito: Isso incluirá o nome do resultado individual no título da edição. Se os conflitos forem relatados em um grupo personalizado usando "Report as one issue" (Relatar como um problema), essa opção adicionará "Manually grouped conflicts" (Conflitos agrupados manualmente) ao título.
          

    Você receberá feedback sobre o status do relatório de conflitos na árvore de resultados por meio dos símbolos na frente deles e na janela 3D por meio das cores exibidas.
    Para obter mais informações sobre os status dos conflitos, consulte o artigo O status de um conflito.



    O status de um conflito é o mesmo, independentemente da regra de conflito ou da especificação usada para detectá-lo, ou de qual membro da equipe realizou a detecção de conflito.
    Por exemplo:
    O membro da equipe 1 executa uma regra de conflito que verifica o sistema de ventilação em relação ao modelo estrutural.
    Eles relatam os confrontos detectados com a regra de confronto.
    Algum tempo depois, o membro da equipe 2 executa uma regra de conflito verificando os sistemas MEP em relação às paredes estruturais. Alguns dos conflitos encontrados com essa regra de conflito também estavam presentes nos resultados da regra de conflito de seus colegas.
    Como esses confrontos já foram relatados e os confrontos são únicos, eles também são marcados como Relatados nos resultados dos confrontos do Membro da equipe 2.
    Isso ajuda a equipe a evitar problemas duplicados em um fluxo de trabalho mais direto. O mesmo vale para relatar problemas inteligentes de especificações em uma validação de propriedade (verificação de IDS).
    Se um conflito já tiver sido relatado, ainda será possível adicionar um problema adicional para o mesmo conflito, se for necessária uma comunicação extra.
    Na árvore de resultados, os dois números de edição serão vinculados ao conflito.

    Compartilhe problemas com sua equipe

    No painel de problemas, são criados problemas para todos os conflitos e grupos de conflitos relatados.
    Sincronize seu projeto para compartilhar os problemas com o restante da sua equipe. O número de problemas recém-criados aos quais os conflitos estão vinculados é mostrado na seção de resultados.



    Os problemas agora estão disponíveis para todos os membros da equipe e podem ser consultados em seu próprio software BIM para serem resolvidos.

    Atualizar problemas inteligentes no BIMcollab Zoom

    Quando novos modelos estão disponíveis, é possível atualizar os Smart Issues existentes que contêm conflitos. A atualização verifica se os conflitos ainda estão presentes nos novos modelos.
    1. Atualizar os modelos no BIMcollab Zoom para a nova versão 
    2. Vá para o painel Issues (Problemas)
      (Quando você dá "zoom" (abrindo um problema), já observa o status atual dos conflitos representados por determinadas cores).
    3. Defina o filtro de problemas para mostrar todos os problemas inteligentes que você deseja atualizar
      Somente os problemas que estiverem visíveis no painel de problemas serão atualizados.
    4. Atualize as questões clicando no botão
      . As próprias questões determinarão se os conflitos ainda estão presentes nos modelos atuais ou não. Não é necessário executar novamente a detecção de conflitos ou a validação de propriedades (verificação IDS) antes de atualizar os problemas

    5. Os pontos de vista das questões serão atualizados de acordo com o status mais recente do conflito.
      Você receberá feedback sobre o status dos conflitos por meio da cor dos conflitos no ponto de vista e na janela 3D ao aplicar o zoom no problema. Para obter mais informações sobre os status, consulte o artigo O status de um conflito.
    6. Examine os problemas atualizados para determinar se algum deles pode ser fechado com base no novo status. Também é possível fechar automaticamente os problemas durante a atualização se todos os conflitos relatados no problema tiverem sido resolvidos
    7. Sincronize o projeto para que o status mais recente dos problemas esteja disponível para todos os membros da equipe
    Opções adicionais ao atualizar os problemas:
    1. Atualizar apenas os problemas selecionados: Se essa opção estiver desativada, todos os problemas visíveis no painel de problemas serão atualizados.
    2. Fechar problemas em que todos os conflitos foram resol vidos: se todos os conflitos relatados em um problema forem resolvidos, o problema inteligente será automaticamente fechado.
    3. Reabrir problemas fechados anteriormente: se os conflitos ainda estiverem (ou novamente) ativos em problemas que foram fechados, o problema inteligente será reaberto
    4. Adicionar um comentário: o comentário será adicionado a todas as edições atualizadas, juntamente com o novo instantâneo



    Acompanhe o progresso do projeto no BIMcollab Nexus

    Você também pode acompanhar o progresso do Smart Issues no BIMcollab Nexus. Os Smart Issues contêm uma visão geral de todos os confrontos e especificações conectados, bem como seu status, que também seria visível como uma lista no BIMcollab Nexus.
    Essa lista, bem como o instantâneo do problema, refletirá o status do problema inteligente, para que você também possa revisar os problemas diretamente do projeto em seu espaço.



    É possível que o instantâneo mais recente na visão geral de problemas não seja atualizado imediatamente. Para garantir que os instantâneos mais recentes sejam exibidos no BIMcollab Nexus, limpe o cache de seu navegador ao atualizar a página de problemas.
    Use esses atalhos para forçar o navegador a atualizar a página com novos dados e ignorar os dados salvos e armazenados em cache:
    1. Windows: Ctrl + F5
    2. Mac Chrome/Firefox: Cmd + Shift + R
    3. Mac Safari: Shift + Recarregar

      • Related Articles

      • Gerenciar conflitos no BIMcollab Zoom

        O BIMcollab Zoom fornece ferramentas essenciais para detectar e resolver conflitos em modelos 3D, incluindo detecção de conflito, verificação de distância e validação de propriedade IDS. Essas ferramentas ajudam a identificar problemas ...
      • Atualize as Smart Issues com base nos resultados do clash

        Quando novos modelos estão disponíveis, é possível atualizar as Smart Issues existentes que contêm clashes. A atualização verifica se os clashes continuam presentes nos novos modelos. Abra o Zoom com uma licença ativa Conecte o projeto ao qual você ...
      • Criar um dicionário de valores para simplificar os dados IFC com as Smart Properties

        Ao adicionar dados e informação a um modelo BIM, diferentes idiomas, abreviações e erros de escrita são inevitáveis. Para atenuar essas diferenças, criamos as Smart Properties, que ajudam usuários a alcançar um resultado previsível para uma validação ...
      • Sincronização de issues no BIMcollab Zoom

        Sincronizando issues ao seu espaço BIMcollab Após criar ou atualizar issues no BIMcollab Zoom, você pode sincronizá-las com o projeto em seu espaço BIMcollab Nexus clicando no botão 'sincronizar projeto' no menu superior: Issues novas ou editadas que ...
      • Encontrando issues no BIMcollab Zoom

        Ao criar uma combinação de modelos (criados por diferentes disciplinas) é possível detectar visualmente conflitos entre estes modelos. Além disso, o Zoom possui a ferramenta Smart Views, que podem automatizar a identificação e a coloração de ...