Smart Properties

Smart Properties

As Smart Properties no BIMcollab Zoom são propriedades definidas pelo usuário, com base nos atributos existentes do objeto. Elas ajudam você a reorganizar e estruturar os dados BIM.

Quando se trabalha com arquivos IFC entregues por vários autores, é inevitável que eles contenham terminologias diferentes. Isto pode limitar drasticamente o fluxo de informações e dificultar a validação do modelo.
Em um projeto BIM, estes são alguns aspectos que podem contribuir para isso:
  1. Modelos diferentes contêm diferentes idiomas, abreviaturas ou erros de digitação, resultando em múltiplas formas de escrever o mesmo valor.
  2. Os valores podem ser encontrados em diferentes propriedades para diferentes elementos. Por exemplo, para um elemento, o 'Volume' está definido dentro da propriedade 'base quantities', enquanto para outro elemento está definido entro da propriedade 'dimensions'.
Para resolver estas limitações, as Smart Properties o ajudam a estruturar e reorganizar os dados BIM dos seus modelos.
  1. Enriqueça os modelos, criando suas próprias propriedades, com base nos atributos dos objetos existentes.
  2. Ajuste os valores presentes no modelo ao padrão de valores definido, sem ambigüidade.
  3. Não há necessidade de pedir constantemente aos autores que criem novos modelos com valores corretos.
  4. As Smart Properties podem ser usadas em Smart views, Regras de Clash e Listas, assim como as propriedades normais. As Smart Properties são gerenciadas de forma centralizada, portanto não é necessário configurar estas informações em vários locais.
  5. Smart properties are dynamic: when the models change, the properties change along with them and are automatically applied to new and changes components in the loaded models. As Smart Properties são dinâmicas: quando os modelos mudam, as propriedades mudam junto com eles e são automaticamente aplicadas aos novos componentes, assim como aos componentes editados, nos modelos carregados.
Tudo isso proporciona um resultado previsível para uma validação consistente do modelo.

Para poder criar e usar as Smart Properties no BIMcollab Zoom, você precisa de uma licença Zoom ativa.

Criando uma nova Smart Property

  1. Inicie o BIMcollab Zoom com uma licença ativa.
  2. Abra os modelos para os quais você deseja criar Smart Properties.
  3. Vá para Validar > Smart Properties para abrir a janela das Smart Properties.
  4. Clique em 'Local' e selecione o conjunto de Smart Property no qual você quer criar a nova propriedade.
  5. Se necessário, você pode criar um novo conjunto de Smart Property clicando no botão [+], ou clicando com o botão direito do mouse em 'Local', e escolhendo `Adicionar conjunto de Smart Property'. Dê ao conjunto um nome claro e único para que seja fácil de reconhecer como parte do conjunto Smart Property. Ele aparecerá como um conjunto de propriedades em outros locais dentro do BIMcollab Zoom, como Smart views, Listas e no painel de propriedades de um elemento selecionado.

    O novo conjunto será automaticamente selecionado uma vez criado.


  1. Clique novamente no botão [+] para criar uma nova Smart Property no conjunto selecionado.



  2. Dê um nome claro à Smart Property
  3. Defina um conjunto de regras para determinar quais propriedades ou valores serão adicionados a nova propriedade. Adicione regras clicando no botão , exclua as regras existentes com o botão ou duplique as regras existentes clicando no botão .
    Cada regra consiste de:
    1. Um tipo de Elemento
    2. Uma Propriedade, Operador e Valor para filtrar ainda mais elementos com um valor de propriedade específico
    3. Uma ação que define se a propriedade selecionada será mapeada para a nova propriedade, ou se um novo valor deve ser definido para os elementos selecionados.
      Para mais informações sobre a diferença entre 'Mapear valor' e 'Definir valor', consulte o artigo Os diferentes tipos de ações para Smart Properties.
    4. A saída para determinar o resultado
      É possível importar um script da Smart Property como um arquivo CSV. Encontre mais informações sobre este fluxo de trabalho no artigo Editar Smart Properties como arquivos CSV.
  4. Dê à Smart Property uma descrição clara para que sua finalidade seja facilmente identificável.
  5. Clique em 'Salvar'.
Uma vez criada a Smart Property, você pode encontrar o conjunto de propriedades no painel de propriedades de todos os componentes para os quais a propriedade é válida. Para cada conjunto de Smart Property, uma nova aba será adicionada, e as Smart Properties do conjunto serão localizadas na grade de propriedades da aba.



Para mais informações sobre onde as propriedades inteligentes podem ser usadas, consulte o artigo Onde as Smart Properties podem ser usadas?


    • Related Articles

    • Conjuntos de Smart Properties - downloads

      Nesta página você encontrará conjuntos de Smart Properties que podem te auxiliar no início de sua utilização do BIMcollab Zoom. Exemplos de conjuntos de Smart Properties Você pode fazer o download dos conjuntos de Smart Properties por idioma/país. ...
    • Onde as Smart Properties podem ser usadas?

      Smart Properties estão disponíveis no BIMcollab Zoom como se fossem propriedades nativas de um IFC. Elas podem ser utilizadas junto com todas as outras funções do BIMcollab Zoom, como Smart views, Regras de Clash, Listas e em qualquer outro lugar ...
    • Editar Smart Properties como arquivos CSV

      Ao criar uma Smart Property para estruturar dados em arquivos IFC, muitas entradas de dado podem ser necessárias para definir completamente a propriedade. A fim de facilitar este processo, as Smart Properties também podem ser importadas, exportadas e ...
    • Comartilhar Smart Properties com os membros da minha equipe

      As Smart Properties podem ser facilmente compartilhadas com os membros da equipe dentro de um projeto, seguindo os passos abaixo: Inicie o BIMcollab Zoom Conecte-se ao espaço e ao projecto corretos Clique em Validar > Smart Properties Arraste e solte ...
    • Os diferentes tipos de ações para Smart Properties

      Com as Smart Properties, você pode mapear propriedades existentes para uma nova propriedade, ou definir um novo valor de propriedade para um elemento com base em certos critérios. Para poder criar Smart Properties no BIMcollab Zoom, você precisa de ...