Os diferentes tipos de ações para Smart Properties

Os diferentes tipos de ações para Smart Properties

Com as Smart Properties, você pode mapear propriedades existentes para uma nova propriedade, ou definir um novo valor de propriedade para um elemento com base em certos critérios.

Para poder criar Smart Properties no BIMcollab Zoom, você precisa de uma licença ativa.

Mapear valor

Com a ação 'Mapear valor', você pode estruturar os dados combinando os valores de várias propriedades em uma única propriedade. Por exemplo, para um elemento, o 'Volume' está definido na propriedade 'base quantities', enquanto para outro elemento está na propriedade 'dimensões'.
Para fazer isso, siga estes passos ao criar uma nova Smart Property:
  1. Tipo de elemento: Selecione o tipo de elemento para o qual você deseja mapear uma propriedade para a nova Smart Property. Se a propriedade deve ser mapeada independentemente do tipo de elemento ao qual ela estiver atribuída, escolha 'Any element'.
  2. Propriedade: Escolha uma propriedade dos arquivos IFC carregados que você deseja adicionar à nova propriedade.
  3. Operador e Valor: Defina ainda mais a propriedade. Se a propriedade deve ser mapeada para a nova propriedade independentemente de seu valor, escolha 'Is defined'.
  4. Ação: 'Mapear valor'
    Se os elementos precisam atender a múltiplos requisitos antes que a propriedade seja mapeada para a Smart Property, escolha 'E...' no campo Ação. Selecione 'Mapear valor' somente quando você tiver adicionado todos os critérios..
    Por exemplo: Quero combinar apenas as propriedades que contêm informações de volume de elementos de concreto. Se a propriedade Nome do material contiver 'Concreto', e a propriedade NetVolume estiver definida, então a propriedade 'NetVolume' deve ser mapeada para a Smart Property que está sendo criada.


  5. O campo 'Saída' torna-se um campo de múltipla escolha se múltiplas propriedades forem combinadas na regra. Escolha qual propriedade deve ser mapeada para a Smart Property.
  6. Repita os passos até que todas as propriedades para as quais os valores devem ser adicionados a Smart Property sejam adicionados ao conjunto de regras.

Se várias das propriedades mapeadas estiverem presentes para um único elemento, o valor da propriedade que for adicionada na linha mais baixa na lista, será usado para a Smart Property.
Para um exemplo prático de utilização da ação "Mapear valor", consulte o artigo Combine valores de propriedades diferentes em uma única Smart Property.

Definir Valor

Com a ação 'Definir valor', você pode obter os seguintes resultados:
  1. Criar um sistema de classificação baseado nos atributos dos elementos existentes presentes no arquivo IFC
  2. Simplificar valores dentro de uma propriedade existente

Sistema de classificação

Ao criar um sistema de classificação, você pode adicionar múltiplos critérios que um elemento deve atender a fim de ter uma nova propriedade atribuída a ele. Por exemplo, quando uma parede é Estrutural e Interna, sua classificação deve ser "22,2x Estrutura do núcleo".
  1. Tipo de elemento: Selecione o tipo de elemento para o qual você deseja definir um novo valor na Smart Property.
  2. Propriedade, Operador e Valor: Filtre elementos com um valor de propriedade específico.
  3. Ação: 'Definir valor'.
    Se o elemento precisar atender a múltiplos critérios, escolha "e...". Selecione 'Definir valor' somente quando você tiver adicionado todos os critérios.
  4. Saída: Este campo se torna um campo de entrada de texto. Preencha o novo valor.
  5. Repita os passos até que todos os critérios e valores sejam adicionados ao conjunto de regras.


Simplificar valores

Valores em certas propriedades podem não ser uniformes, porque são preenchidos em diferentes idiomas, são usadas várias abreviações ou ocorrem erros de digitação. As Smart Properties podem ajudar a simplificar estes valores em um 'dicionário' de valores sem ambigüidade.
  1. Tipo de elemento: selecione o tipo de elemento para o qual você deseja definir um novo valor na Smart Property.
  2. Propriedade: Escolha a propriedade para a qual você deseja simplificar os valores.
  3. Operador: 'Um de'.
  4. Valor: Adicione todos os valores que você deseja combinar no mesmo valor, separados por vírgulas.
  5. Ação: 'Definir valor'.
  6. Saída: Este campo se torna um campo de entrada de texto. Preencha o novo valor.
  7. Repita os passos até que todos os valores que você deseja simplificar sejam adicionados ao conjunto de regras.

Para um exemplo prático usando a ação "Definir valor", consulte o artigo Criar um dicionário de valores para simplificar os dados do IFC com Smart Properties.

    • Related Articles

    • Smart Properties

      As Smart Properties no BIMcollab Zoom são propriedades definidas pelo usuário, com base nos atributos existentes do objeto. Elas ajudam você a reorganizar e estruturar os dados BIM. Quando se trabalha com arquivos IFC entregues por vários autores, é ...
    • Os diferentes tipos de listas

      Ao criar uma lista no BIMcollab Zoom, você pode escolher entre três tipos diferentes de listas, cada uma com os seus próprios objetivos. Uma vez criada, você irá reconhecê-las pelos ícones em frente dos nomes da lista: para a tabela de propriedades, ...
    • Criar um dicionário de valores para simplificar os dados IFC com as Smart Properties

      Ao adicionar dados e informação a um modelo BIM, diferentes idiomas, abreviações e erros de escrita são inevitáveis. Para atenuar essas diferenças, criamos as Smart Properties, que ajudam usuários a alcançar um resultado previsível para uma validação ...
    • Conjuntos de Smart Properties - downloads

      Nesta página você encontrará conjuntos de Smart Properties que podem te auxiliar no início de sua utilização do BIMcollab Zoom. Exemplos de conjuntos de Smart Properties Você pode fazer o download dos conjuntos de Smart Properties por idioma/país. ...
    • Combine valores de propriedades diferentes em uma única Smart Property

      Em modelos IFC, frequentemente um certo valor pode ser encontrado em propriedades divergentes para componentes distintos. Essas propriedades podem parecer diferentes, ou podem ser encontradas em sets de propriedades diferentes dependendo do software ...