Combine BIMcollab Zoom e Solibri em um projeto

Combine BIMcollab Zoom e Solibri em um projeto

Os projetos de construção são sempre um empreendimento complexo, e as equipes de projeto geralmente usam vários softwares. Neste artigo, mostraremos um fluxo de trabalho em que o BIMcollab Zoom e o Solibri estão sendo usados na mesma equipe. Para gerenciar modelos IFC e nuvens de pontos em uma equipe, um utilitário de compartilhamento de arquivos (por exemplo, Dropbox, OneDrive...) pode ser usado para manter todos os modelos sincronizados. Mesmo quando alguns membros da equipe precisam do Solibri e outros estão satisfeitos com os recursos do BIMcollab Zoom.

1. colete os arquivos IFC em uma pasta de projeto

Aconselhamos a criação de uma estrutura de pastas em um local compartilhado, como um servidor ou por meio de um aplicativo de compartilhamento de arquivos, para coletar e organizar todos os arquivos IFC do projeto. Tanto no Zoom quanto no Solibri, é possível abrir os arquivos IFC originais, mas cada um oferece funcionalidades especiais para configurar um fluxo de trabalho fácil para que os membros da sua equipe mantenham o modelo federado atualizado em ambos os aplicativos.

2. Criar um projeto no BIMcollab Nexus

Para coletar todas as comunicações sobre o projeto em um único local, configure um projeto no BIMcollab Nexus. Você pode se conectar a esse projeto tanto do BIMcollab Zoom quanto do Solibri, e os problemas podem ser facilmente trocados entre os dois aplicativos e quaisquer outras ferramentas BIM que estejam sendo usadas na equipe do projeto.

3. Criar e manter um modelo federado no BIMcollab Zoom

O BIMcollab Zoom oferece duas possibilidades para trabalhar com arquivos de modelo de uma pasta compartilhada. A primeira, em que os arquivos em uma pasta compartilhada são vinculados a um projeto no BIMcollab Nexus, oferece um fluxo de trabalho automatizado e também a possibilidade de compartilhar facilmente problemas, visualizações inteligentes, regras de conflito e listas. Esse fluxo de trabalho é recomendado para que todos que trabalham no projeto tenham acesso aos arquivos mais atual izados.
A segunda possibilidade é uma abordagem baseada em arquivos, que é útil quando você não trabalha com o BIMcollab Nexus, mas tem automação limitada.
No Zoom, você tem a opção avançada de vincular uma pasta de projeto compartilhada a um projeto do BIMcollab. Quando você se conectar a esse projeto do BIMcollab Nexus a partir do BIMcollab Zoom, todos os arquivos IFC e de nuvem de pontos encontrados na pasta compartilhada serão exibidos na árvore do modelo da guia "Navegação".
  1. Abra o BIMcollab Zoom e clique no botão 'Connect to BIMcollab':
    Consulte o artigo Connect to BIMcollab Nexus from BCF managers (or BIMcollab Zoom) para obter mais informações.
  2. Conecte-se ao espaço e ao projeto preferidos
  3. Vá para Arquivo > Pasta do projeto...



  4. Clique em [...], navegue até a pasta do projeto que você criou na etapa 1 e clique em Compartilhar.


A estrutura da árvore do modelo, bem como os prefixos e as configurações de mover/rotar são os mesmos para todos os membros da equipe. O fato de os arquivos serem carregados ou descarregados é pessoal. Para obter mais informações, consulte este artigo sobre as diferentes cores dos nomes dos modelos.

Para obter mais informações sobre a pasta Project, consulte o artigo Configurar a pasta Project para vincular arquivos compartilhados a um projeto.

Como essa configuração é baseada em pasta, todas as alterações na pasta conectada são reconhecidas automaticamente quando um usuário se conecta ao projeto pela primeira vez após a alteração. Substitua modelos atualizados, adicione novos modelos e exclua modelos desatualizados da pasta compartilhada. É importante certificar-se de que os novos arquivos tenham o mesmo nome da versão anterior, para que sejam reconhecidos como os mesmos modelos.

B. Configuração de projeto baseada em arquivo (compartilhamento via arquivo BCP )

Se você não puder usar o BIMcollab Nexus, é possível trabalhar off-line com o BIMcollab Zoom. Configure um modelo federado no BIMcollab Zoom e adicione os arquivos IFC compartilhados a um projeto Zoom (.bcp).
  1. Vá para Arquivo > Adicionar ao projeto para abrir todos os arquivos IFC e de nuvem de pontos que deseja adicionar ao modelo federado



  2. Escolha Arquivo > Salvar projeto como
  3. Salve o projeto na parte superior da pasta de projeto compartilhada na qual os arquivos IFC e de nuvem de pontos estão localizados
Os membros da equipe podem abrir o arquivo BCP da pasta compartilhada para trabalhar com o modelo federado.
Para obter uma explicação mais detalhada sobre esse fluxo de trabalho, consulte o artigo IFC e compartilhamento de nuvem de pontos no BIMcollab Zoom sem usar o BIMcollab Nexus

4. Criar e manter um modelo federado no Solibri

Quando houver membros da equipe trabalhando com o Solibri Office (ou Site) para verificação de modelos, essa é a maneira de integrar o Solibri ao seu fluxo de trabalho do BIMcollab:
  1. Carregue os arquivos IFC compartilhados no Solibri com o Open Model na guia File (Arquivo)
  2. Salve o projeto como um arquivo SMC na pasta do projeto compartilhado
Como manter o arquivo SMC atualizado:
  1. Se um modelo contiver vários arquivos, eles poderão ser atualizados na árvore do modelo. Selecione o modelo que deseja atualizar (vários arquivos podem ser selecionados ao mesmo tempo). Clique com o botão direito do mouse e selecione "Update Models..." (Atualizar modelos...).
  2. Na janela que se abre, você pode escolher a forma como os modelos devem ser atualizados. Ao escolher "Automatic", os modelos serão atualizados automaticamente no arquivo SMC quando uma nova versão dos arquivos IFC for detectada na pasta compartilhada. Nesse caso, é importante certificar-se de que os novos arquivos tenham o mesmo nome da versão anterior, para que sejam reconhecidos como os mesmos modelos.
  3. Se os nomes dos arquivos não corresponderem, você também tem a opção de atualizar os modelos manualmente, selecionando "Update" (Atualizar)


Agora você pode usar o arquivo SMC para verificar os modelos e criar problemas:
  1. A partir do Solibri 9.12
    1. Conecte-se ao projeto no BIMcollab Nexus no BCF Live View. Os problemas serão sincronizados automaticamente entre o BIMcollab e o Solibri
    2. Importar problemas dos resultados da verificação no BCF Live View

  2. No Solibri 9.10 e versões anteriores
    1. Crie uma nova apresentação com base nos resultados das verificações
    2. Conecte-se ao projeto no BIMcollab Nexus e sincronize os resultados da apresentação com o projeto
Consulte o artigo Como lidar com problemas encontrados no Solibri para obter o fluxo de trabalho ideal.



    • Related Articles

    • Excluir um projeto

      Somente um administrador pode apagar projetos do seu sistema BIMcollab Nexus. Isto pode ser feito na página 'Projetos' na seção Administração do seu espaço privado. Clique no menu do projeto e selecione 'Excluir'. Quando os projetos são excluídos, ...
    • Criar um novo projeto

      Para criar um novo projeto, clique no botão 'Novo projeto' no canto superior direito da página de projetos. Se você não puder ver o botão 'Novo projeto', você não tem direitos para criar projetos no espaço. Contate o administrador do espaço para ...
    • Crie um novo template de projeto

      Crie um novo template de projeto Como administrador em um espaço, você pode criar templates em que todas as propriedades de projeto, como configurações de issues e membros da equipe, estão salvas. Novos projetos podem ser criados a partir de um ...
    • Restrinja a atribuição de issues em um projeto

      Um projeto pode ser composto por muitos membros de equipe. Ao atribuir uma issue, esta longa lista de possíveis atribuições não facilita a escolha da pessoa correta. Alguns membros de equipe só precisam de ser capazes de atribuir issues aos membros ...
    • Adicionar e convidar membros da equipe em um espaço privado

      Este artigo descreve como adicionar membros da equipe a projetos em um espaço BIMcollab Nexus privado. Para saber como adicionar membros da equipe ao seu projeto gratuito em join.bimcollab.com, consulte o artigo Adicione e convide membros da equipe ...