Os diferentes tipos de listas

Os diferentes tipos de listas

Ao criar uma lista no BIMcollab Zoom, você pode escolher entre três tipos diferentes de listas, cada uma com os seus próprios objetivos. Uma vez criada, você irá reconhecê-las pelos ícones em frente dos nomes da lista: para a tabela de propriedades, para a tabela dinâmica (grade pivotante), e para os dados do painel de instrumentos.

Tabela de propriedades

A tabela de propriedades é uma tabela simples com linhas e colunas. Cada linha representa um componente ou grupo de componentes. Cada coluna indica uma das propriedades selecionadas.
Após a criação, as seguintes características estão disponíveis para a tabela
:
  • Mostrar informação 3D correspondente
    Clicando numa das células da lista, serão mostrados todos os componentes da linha selecionada na vista 3D
  • Ordem das colunas
    Editar a ordem das colunas, arrastando-as no painel de resultados da Lista
  • Ordenar os dados
    Clique nos cabeçalhos das colunas para alterar a ordem dos dados de acordo com os valores da coluna clicada. Os símbolos das setas
    e indicam se a coluna está ordenada em ordem ascendente ou descendente.
  • Filtro
    Clique no ícone do filtro junto a cada coluna para aplicar um filtro sobre os resultados. As opções disponíveis podem variar, dependendo da coluna selecionada
  • Mesclat linhas uniformes On/Off
    Ao escolher 'mesclar linhas uniformes', todas as linhas com valores de texto idênticos nas colunas, serão combinadas numa só linha. Todos os valores numéricos nestas linhas mescladas serão somados.



Tabela dinâmica (grade pivotante)

A grade pivotante é uma tabela dinâmica que permite aos utilizadores resumir os dados dos modelos e visualizar as relações entre os componentes.
  1. Clique na lista no painel Listas para mostrar os resultados no painel Lista de resultados
  2. Para configurar a grade pivotante, clique no botão Field list (1) no painel de resultados Lists
  3. No painel da lista de campos, todas as propriedades que foram acrescentadas à lista podem ser selecionadas e reordenadas. O painel é constituído pelas seguintes secções:
    1. Todos os campos
      Esta seção mostra todas as propriedades que foram adicionadas nas definições da Lista. As propriedades que precisam de ser adicionadas à grade pivotante podem ser selecionadas.
    2. Filtros
      Ao adicionar uma propriedade a esta seção, você pode aplicar um filtro adicional para incluir ou excluir certos componentes, clicando no ícone do filtro (2)



    3. Colunas

      As propriedades adicionadas a esta seção serão mostradas como colunas na grade pivotante. Estas propriedades podem ser ordenadas em ordem ascendente ou descendente (3), e podem ser filtradas (4)



    4. Linhas
      As propriedades acrescentadas a esta seção serão mostradas como linhas na grade pivotante. Estas propriedades podem ser ordenadas em ordem ascendente ou descendente (3), e podem ser filtradas (4)
    5. Valores
      As propriedades acrescentadas a esta seção serão apresentadas como valores calculados na grade pivotante. O método de cálculo para estes valores pode ser definido clicando na seta atrás da propriedade (5)





  4. Arraste e solte as propriedades da seção "Todos os Campos" para as outras seções para compor a grade pivotante. Arrastar qualquer coisa para fora do controle irá desmarcá-la
  5. Clique novamente no botão Lista de campos para fechar a janela de configuração
Após a criação, as seguintes características estão disponíveis para as listas da grade pivotante:
  1. Mostrar informação 3D correspondente
    Clicando numa das células da lista, serão mostrados todos os componentes correspondentes ao valor clicado
  2. Expandir ou colapsar as subdivisões
    Clique na seta ao lado dos valores de linha para mostrar ou ocultar dados

Dados do painel de instrumentos

Em contraste aos outros dois tipos de listas, esta destina-se principalmente a ser utilizada com outras aplicações, como o PowerBI. Este tipo é criado para ser sincronizado com o BIMcollab e só está, portanto, disponível para listas na área compartilhada.
À primeira vista, esta tabela é idêntica às tabelas de Propriedades. No entanto, tem restrições à possibilidade de edição. As propriedades não devem ser alteradas com frequência porque podem causar problemas com o modelo das aplicações conectadas.
Para saber mais sobre como compartilhar resultados dos dados do painel de instrumentos para o Power BI, consulte o artigo Como obter resultados da lista de dados do painel de instrumentos no Power BI.

Os dados do painel de instrumentos só estão disponíveis para planos Premium e Ultimate.

    • Related Articles

    • Os diferentes tipos de ações para Smart Properties

      Com as Smart Properties, você pode mapear propriedades existentes para uma nova propriedade, ou definir um novo valor de propriedade para um elemento com base em certos critérios. Para poder criar Smart Properties no BIMcollab Zoom, você precisa de ...
    • Configurar listas no BIMcollab Zoom

      As listas são usadas para extrair informações dos modelos IFC e para compartilhar esses resultados dentro de um projeto. Usuários BIMcollab Zoom com licença e Permissões de edição do Zoom podem criar e editar listas. Prefere uma aprendizagem mais ...
    • Compartilhar definições de listas com os membros da minha equipe

      As definições de listas podem ser facilmente compartilhadas com os membros da equipe dentro de um projeto, seguindo as etapas abaixo: Inicie o BIMcollab Zoom com uma licença ativa Conecte-se ao espaço e ao projecto corretos Selecione a aba Listas ...
    • Listas - downloads

      Nesta página você encontra exemplos de Listas para te ajudar a iniciar os trabalhos com o BIMcollab Zoom. Exemplos de Listas Listas-exemplo para tabelas de propriedades e tabelas pivô podem ser baixadas por idioma: Listas em Holandês Listas em Inglês ...
    • Ver resultados compartilhados de listas

      Quando os resultados de uma lista tiverem sido compartilhados por um dos membros da equipe, eles podem ser visualizados por toda a equipe no BIMcollab Zoom e BIMcollab Nexus. Para mais informações sobre como compartilhar os resultados, consulte o ...