Manuseio da ferramenta BIMcollab Model WebViewer

Manuseio da ferramenta BIMcollab Model WebViewer


O BIMcollab Model WebViewer oferece uma maneira simplificada de visualizar modelos IFC, suas propriedades e problemas de uma só vez. Com essa ferramenta poderosa, você pode navegar sem esforço por modelos complexos, obtendo insights sobre suas propriedades e resolvendo qualquer problema que surja. Este artigo analisa os diversos aspectos do visualizador, mostrando como você pode usar seus recursos para aprimorar seu fluxo de trabalho do BIMcollab.

 O BIMcollab Model WebViewer atualmente suporta os seguintes tipos de arquivos: Modelos IFC (.IFC, .IFCZIP)

Você pode encontrar o BIM WebViewer acessando seu projeto BIMcollab Nexus e clicando na guia Modelo. Se a guia Modelo estiver vazia, o BIM WebViewer deverá ser configurado primeiro.

Configurar o BIMcollab Model WebViewer

Seguindo essas etapas, você pode descobrir qual visualizador está configurado em um projeto ou configurar um diferente:
  1. Faça login no BIMcollab Nexus
  2. Selecione o projeto desejado no qual você é um Líder de Projeto
  3. Navegue até a página de Configurações do projeto
  4. Clique em "Integração".
  5. Escolha o BIMcollab Model WebViewer entre as opções.



Explore os painéis

O visualizador inclui quatro painéis principais que podem ser facilmente ocultados ou revelados de acordo com suas necessidades:

1. Painel de navegação
2. Painel de propriedades
3. Painel de problemas
4. Painel de lista

Esses painéis são revelados e ocultos clicando nos ícones abaixo. Você também pode clicar no sinal de menos nos painéis de propriedade e navegação para ocultá-los.



1. Painel de navegação

O painel de navegação oferece a opção de abrir modelos e navegar por eles na seção "Models" (Modelos). Além disso, o painel fornece uma visão detalhada dos componentes constituintes dos modelos por meio da seção "Objects" (Objetos).

Modelos


Quando a guia Navegação está aberta, um líder de projeto pode clicar no ícone de carregamento para adicionar modelos ao BIMcollab Model WebViewer. Em seguida, os modelos são carregados rapidamente e ficam visíveis no visualizador. Outros membros da equipe podem então visualizar os modelos e trabalhar com vários painéis e recursos disponíveis.

As tags de modelo permitem que você categorize seus modelos com base nas necessidades do projeto. Cada modelo pode ser atribuído a várias tags. Para saber mais sobre o recurso de etiquetagem, consulte este artigo: Usando etiquetas de modelo no BIMcollab Model WebViewer

 Um líder de projeto deve sempre carregar os modelos para que o restante dos membros da equipe possa visualizá-los no BIM WebViewer.



Você pode optar por carregar ou descarregar um modelo alternando o botão de alternância ao lado do nome de cada modelo. Passar o mouse sobre o nome de cada modelo revela um ícone de menu com três pontos, fornecendo opções para atribuir tags de modelo, excluir ou substituir o modelo. Além disso, você pode descarregar todos os outros modelos, exceto o selecionado (carregar isoladamente) e concentrar-se em um modelo.




 Para gerenciar com eficiência o carregamento e o descarregamento de vários modelos simultaneamente, siga estas etapas:
  1. Escolha os modelos mantendo pressionada a tecla Ctrl para seleções individuais ou Shift para seleções consecutivas (comece clicando no primeiro modelo, pressione Shift e clique no último)
  2. Essa ação será aplicada a todos os modelos selecionados.




Objetos

No mesmo painel, temos a seção "Objects" (Objetos) que permite selecionar uma categoria de objeto específica e ocultar/desativar cada categoria clicando no ícone de olho .




 Para ocultar/desativar várias categorias:
  1. Escolha as categorias de objetos mantendo pressionada a tecla Ctrl para seleções individuais ou Shift para seleções consecutivas (comece clicando no primeiro modelo, pressione Shift e clique no último)
  2. Essa ação será aplicada a todas as categorias selecionadas.




Também é possível carregar espaços e aberturas clicando no ícone de engrenagem e movendo os botões de alternância .




2. Painel de propriedades

Quando o painel de propriedades estiver ativado e um objeto (ou um modelo) for selecionado, você terá uma lista de propriedades relevantes nesse painel, como resumo, localização e conjuntos de propriedades IFC. Você pode rolar para baixo para ver a lista completa e fechar/abrir os títulos com o ícone de seta para ajustar o tamanho da lista de propriedades.



3. Painel de problemas

O painel de problemas oferece a funcionalidade de visualizar, criar, importar e editar problemas. Ele permite a visualização simultânea de problemas junto com o modelo, e os usuários podem aplicar filtros para encontrar problemas específicos, conforme necessário.




4. Painel de lista

Se você tiver uma licença do BIMcollab Zoom, poderá criar listas no Zoom e compartilhá-las com os membros da sua equipe. Em seguida, a equipe também poderá visualizar as listas no BIM WebViewer. Éimportante observar que o compartilhamento dos resultados da lista é crucial; o simples compartilhamento da definição da lista não exibirá os resultados.




Usando os seguintes atalhos de mouse e teclado, você poderá navegar facilmente pelo seu modelo federado.



Além do modo de órbita, há dois modos de visualização adicionais disponíveis ao usar o BIM WebViewer:

Modo Fly

Ajuda você a se posicionar facilmente em seus modelos federados, especialmente em modelos de grande escala.



 Use as teclas "W" e "S" para aumentar e diminuir o zoom do modelo.

Modo de caminhada

Proporciona aos usuários a experiência de caminhar pelos modelos, o que é particularmente útil para uma inspeção mais detalhada dos espaços internos.



 Use as teclas "↑" e "↓" para deslocar a câmera para frente ou para trás.

Velocidade de voo

Em ambos os modos, é possível ajustar a velocidade de movimento usando as teclas "", "" e "" ou usando o painel "Flight Speed" (automaticamente visível ao usar o Flight Mode ou o Walk Mode).



Uso das barras de ferramentas

Na janela principal do BIMcollab Model WebViewer, você encontrará ferramentas essenciais para personalizar o ponto de vista durante a navegação e a criação de problemas.



1. Barra de ferramentas constante: Sempre disponível abaixo da janela do WebViewer, essa barra de ferramentas oferece acesso rápido a ferramentas essenciais de personalização do ponto de vista, como seções, restauração de vistas, ocultação ou isolamento de objetos e medições.
2. Barra de ferramentas contextual: Essa barra de ferramentas ajusta suas opções dinamicamente com base em suas seleções ou ações. Clicar em um objeto, em um plano de seção ou em uma medida revela ferramentas relevantes adaptadas ao seu contexto atual.

Para obter uma compreensão mais profunda dessas barras de ferramentas e outras opções de personalização, consulte este artigo: Barras de ferramentas no BIMcollab Model WebViewer



    • Related Articles

    • Medições no Model WebViewer do BIMcollab

      Leia mais sobre outros recursos do BIMcollab Model WebViewer neste artigo: Guia de Início Rápido do BIMcollab Model WebViewer Há duas opções que podem ser usadas no BIMcollab WebViewer para criar medições: (1) Medição a laser e (2) Medição ponto a ...
    • Barras de ferramentas no Model WebViewer do BIMcollab

      Leia mais sobre outros recursos do BIMcollab Model WebViewer neste artigo: Guia de Início Rápido do BIMcollab Model WebViewer Na janela principal do BIMcollab Model WebViewer, você encontrará ferramentas essenciais para personalizar seu ponto de ...
    • Uso de tags de modelo no Model WebViewer do BIMcollab

      Lea más sobre otras características de BIMcollab Model WebViewer en este artículo: Guía de inicio rápido BIMcollab Model WebViewer Las etiquetas de modelo le permiten categorizar sus modelos en BIMcollab Model WebViewer basándose en las necesidades ...
    • Aba Modelo no BIMcollab Nexus

      O BIMcollab Nexus é uma plataforma que oferece uma série de recursos de visualização de modelos on-line, permitindo que os usuários naveguem com facilidade por modelos complexos, analisem propriedades e resolvam issues com eficiência. Neste artigo, ...
    • Defina o idioma da sua conta BIMcollab

      Meu ID BIMcollab / Join.bimcollab.com Em join.bimcollab.com, clique em seu avatar, e escolha "Minha conta". Você será redirecionado para a página do seu Meu ID BIMcollab, e poderá seecionar o idioma de sua preferência em 'Preferências' Clique em ...