Manuseio da ferramenta BIMcollab Model WebViewer

Manuseio da ferramenta BIMcollab Model WebViewer


O BIMcollab Model WebViewer oferece uma maneira simplificada de visualizar modelos IFC, suas propriedades e issues de uma só vez. Com essa poderosa ferramenta, você pode navegar sem esforço por modelos complexos e, ao mesmo tempo, obter insights sobre suas propriedades e resolver qualquer problema que surja. Você pode encontrar o BIM WebViewer acessando seu projeto BIMcollab Nexus e clicando na aba Model (Modelo). Se a guia Modelo estiver vazia, o BIM WebViewer deverá ser configurado primeiro.

 O BIMcollab Model WebViewer é atualmente compatível com os seguintes tipos de arquivo: Modelos IFC (.IFC, .IFCZIP)

Configurar o BIMcollab Model WebViewer

Seguindo essas etapas, você pode descobrir qual visualizador está configurado em um projeto ou configurar um diferente:
  1. Faça login no BIMcollab Nexus
  2. Selecione o projeto desejado no qual você é um Líder de Projeto
  3. Navegue até a página de Configurações do projeto
  4. Clique em "Integração"
  5. Escolha o BIMcollab Model WebViewer entre as opções


Explore os recursos

Este artigo analisa os diversos aspectos do visualizador, mostrando como você pode usar seus recursos para aprimorar seu fluxo de trabalho do BIMcollab. O visualizador inclui quatro painéis principais que podem ser facilmente ocultados ou revelados de acordo com suas necessidades:

1. Painel de navegação
2. Painel de propriedades
3. Painel de issues
4. Painel de listas

Esses painéis são revelados e ocultados clicando nos ícones abaixo. Você também pode clicar no sinal de menos nos painéis de propriedade e navegação para ocultá-los.



1. Painel de navegação

O painel de navegação oferece a opção de abrir modelos e navegar por eles na seção "Models" (Modelos). Além disso, o painel fornece uma visão detalhada dos componentes constituintes dos modelos por meio da seção "Objects" (Objetos).

Modelos

Quando o painel de Navegação está aberto, um líder de projeto pode clicar no ícone de carregamento para adicionar modelos ao BIMcollab Model WebViewer. Em seguida, os modelos são carregados rapidamente e ficam visíveis no visualizador. Outros membros da equipe podem então visualizar os modelos e trabalhar com os vários painéis e recursos disponíveis. Você pode optar por carregar ou descarregar um modelo alternando o botão  ao lado do nome de cada modelo.

 O líder do projeto deve sempre carregar os modelos para que o restante dos membros da equipe possa visualizá-los no BIM WebViewer.



Passar o mouse sobre o nome de cada modelo revela um ícone de menu com três pontos, oferecendo opções para excluir ou substituir o modelo. Além disso, você pode descarregar todos os outros modelos, exceto o selecionado (carregar isoladamente) e concentrar-se em um modelo.




Objetos

No mesmo painel, temos a seção "Objects" (Objetos) que permite selecionar uma categoria de objeto específica e ocultar/desativar cada categoria clicando no ícone .



Também é possível carregar espaços e furações clicando no ícone de engrenagem e movendo os botões de alternância.




2. Painel de propriedades

Quando o painel de propriedades estiver ativado e um objeto (ou um modelo) for selecionado, você terá uma lista de propriedades relevantes nesse painel, como resumo, localização e conjuntos de propriedades IFC. Você pode rolar para baixo para ver a lista completa e fechar/abrir os títulos com o ícone de seta para ajustar o tamanho da lista de propriedades .



3. Painel de issues

O painel de issues oferece a funcionalidade de visualizar, criar, importar e editar issues. Ele permite a visualização simultânea de issues junto com o modelo, e os usuários podem aplicar filtros para encontrar issues específicas, conforme necessário.




4. Painel de listas

Se você tiver uma licença do BIMcollab Zoom, poderá criar listas no Zoom e compartilhá-las com os membros da sua equipe. Em seguida, a equipe também poderá visualizar as listas no BIM WebViewer. É importante observar que o compartilhamento dos resultados da lista é crucial; o simples compartilhamento da definição da lista não exibirá os resultados.



Dicas: Personalização de pontos de vista

Cortes

No BIM WebViewer, você tem a flexibilidade de criar até seis planos de corte e uma caixa de corte, proporcionando uma abordagem abrangente para a análise do modelo.
Localizado no menu inferior, esse ícone permite gerar planos de corte com facilidade. Basta clicar no ícone e selecionar um plano dentro do modelo para definir a direção do corte. O atalho é pressionar "3" no teclado.
No mesmo menu, esse outro ícone cria uma caixa de corte em torno de todos os objetos visíveis na vista. Essa caixa é equivalente a ter seis planos de corte ativados ao mesmo tempo.

Quando um corte aparecer no visualizador, clique nele para revelar a alça do corte. Ao selecionar essa alça, você pode mover o corte para frente e para trás, ajustando-a à posição desejada.

Quando um plano de corte é criado e selecionado, a caixa de ferramentas do corte aparece na parte superior do visualizador, permitindo que você aplique mais ajustes a esse plano.



Este ícone inverte o plano de corte.

Este ícone remove o plano de corte. Por exemplo, se você precisar de apenas quatro planos de corte para a sua análise, poderá criar uma caixa de corte e remover facilmente os planos em excesso, garantindo a manutenção dos quatro cortes desejadas. O atalho é pressionar a tecla "Delete" no teclado.

Esse ícone remove todos os planos de corte se houver vários deles criados.

Esse ícone oculta os planos de corte na vista. Esse recurso é útil quando você cria o corte desejado e deseja uma visualização ininterrupta dentro do modelo.


Quando você seleciona um elemento, uma série de opções fica disponível. Você pode ocultar, isolar e até mesmo aplicar cores personalizadas a esses elementos. Além disso, é possível criar uma caixa de corte ao redor dos elementos selecionados, proporcionando uma visualização focada e aprofundada para análise.

Ocultação de elementos: O atalho é pressionar a barra de espaço no teclado.

Isolar elementos: O atalho é pressionar "=" no teclado.

Crie uma caixa de corte ao redor de todos os objetos selecionados.

Colorir os objetos selecionados.

O número de elementos selecionados.

Em vez de selecionar os elementos um a um, você pode selecionar uma categoria de elementos no "Painel de navegação > Objetos" e aplicar as personalizações desejadas. Você também pode manter a tecla Ctrl/Cmd e clicar em vários objetos, categorias de objetos ou modelos para selecioná-los.




Restaurar o ponto de vista padrão

Há alguns botões no menu inferior que podem ajudá-lo a eliminar as personalizações do ponto de vista. Você pode exibir todos os elementos ocultos clicando no ícone mostrar tudo . Depois, se você tiver movido a visualização para longe do modelo, sempre poderá aplicar zoom para ajustá-la com esse ícone . Por fim,você tem a opção de voltar à visualização padrão clicando no ícone de restauração da visualização , que reverte todos os tipos de ajustes. Por exemplo, ele exibe todos os elementos ocultos, aplica o Zoom to fit e remove todas as cores ou cortes adicionados.




Dicas: Navegação no modelo

Usando os seguintes atalhos do mouse e do teclado, você poderá navegar facilmente pelo seu modelo federado.



Além do modo de órbita, há dois modos de visualização adicionais disponíveis ao usar o BIM WebViewer:

Modo Fly

Ajuda você a se posicionar facilmente em seus modelos federados, especialmente em modelos de grande escala.



 Use as teclas "W" e "S" para aumentar e diminuir o zoom do modelo.

Modo de caminhada

Proporciona aos usuários a experiência de caminhar pelos modelos, o que é particularmente útil para uma inspeção mais detalhada dos espaços internos.



 Use as teclas "↑" e "↓" para deslocar a câmera para frente ou para trás.

Velocidade de voo

Em ambos os modos, é possível ajustar a velocidade de movimento usando as teclas "", "" e "" ou usando o painel "Flight Speed" (automaticamente visível ao usar o Flight Mode ou o Walk Mode).








    • Related Articles

    • Aba Modelo no BIMcollab Nexus

      O BIMcollab Nexus é uma plataforma que oferece uma série de recursos de visualização de modelos on-line, permitindo que os usuários naveguem com facilidade por modelos complexos, analisem propriedades e resolvam issues com eficiência. Neste artigo, ...
    • Defina o idioma da sua conta BIMcollab

      Meu ID BIMcollab / Join.bimcollab.com Em join.bimcollab.com, clique em seu avatar, e escolha "Minha conta". Você será redirecionado para a página do seu Meu ID BIMcollab, e poderá seecionar o idioma de sua preferência em 'Preferências' Clique em ...
    • Guia do usuário do BIMcollab Nexus

      O BIMcollab Nexus funciona como um hub central para a colaboração entre as equipes de construção e design envolvidas em projetos de BIM. Essa plataforma facilita o trabalho em equipe, permitindo o gerenciamento colaborativo de dados BIM, modelos ...
    • As funções no ambiente BIMcollab

      As funções definem as permissões dos usuários, que determinam quais ações os membros da equipe podem (ou não podem) executar no espaço. Há duas funções diferentes no nível do Espaço: Administrador: pode gerenciar usuários e projetos, assim como as ...
    • Adicione e convide membros da equipe no join.bimcollab.com

      Este artigo descreve como adicionar membros da equipe ao seu projeto gratuito em join.bimcollab.com. Para saber como adicionar membros da equipe a um projeto em um espaço privado, consulte o artigo Adicionar e convidar membros da equipe em um espaço ...