Carregue os arquivos a partir de uma Pasta de projeto compartilhada no BIMcollab Zoom

Carregue os arquivos a partir de uma Pasta de projeto compartilhada no BIMcollab Zoom

No BIMcollab Zoom, é possível ligar ficheiros IFC e nuvens de pontos armazenados numa pasta partilhada, ao projeto. Este fluxo de trabalho garante que todos os membros da equipa do projeto BIMcollab Nexus tenham sempre acesso aos ficheiros mais recentes no Zoom. Esta pasta será configurada no BIMcollab Zoom por um Líder de Projeto (ou Editor) com direitos de edição do Zoom e uma licença do Zoom. Você pode encontrar como configurar e compartilhar esta pasta de projeto no artigo Configurar a pasta do projeto para vincular arquivos compartilhados a um projeto.

Depois de configurar uma pasta de projeto, os ficheiros partilhados estarão acessíveis a todos os membros da equipa quando se ligarem ao projeto BIMcollab Nexus a partir do BIMcollab Zoom.

Carregar os ficheiros de uma pasta de projeto pela primeira vez

A primeira vez que um membro da equipa se liga a um projeto a partir do BIMcollab Zoom após a pasta do projeto ter sido escolhida, notará que os ficheiros partilhados são apresentados a vermelho no separador "Navegação".



Eles terão de navegar para a pasta correcta, antes de poderem exibir os ficheiros no BIMcollab Zoom. Isto é necessário porque o caminho absoluto para a pasta correcta é específico da máquina, o que significa que diferentes utilizadores podem navegar para a mesma pasta partilhada através de um caminho diferente nos seus computadores.
O caminho de localização do projeto pode, portanto, ser alterado por cada utilizador separadamente para refletir o caminho absoluto correto que leva à pasta partilhada, enquanto a configuração da pasta partilhada do projeto é partilhada entre todos os membros da equipa e só deve ser alterada pelo líder do projeto.


Para ajudar o BIMcollab Zoom a localizar a pasta correta, siga estas etapas:
  1. Open BIMcollab Zoom
  2. Connect to the project on BIMcollab Nexus
  3. Vá para Arquivo > Pasta de Projeto...
    Se a pasta em "Pastas de projeto partilhadas" for apresentada a vermelho, é necessário indicar o caminho absoluto correto para a pasta partilhada.
  4. Clique no botão [...] e navegue até à pasta correcta no seu computador. Certifique-se de que escolhe a pasta com o mesmo nome da pasta que é apresentada a vermelho na janela da pasta do projeto e clique em "Selecionar".


Se tiver direitos de edição do Zoom, mas não for o chefe de projeto que configurou a pasta de projeto, não desmarque nenhuma pasta em "Pastas de projeto partilhadas".
  1. A pasta compartilhada será então mostrada em preto. Clique em OK para fechar a janela
  2. Os modelos serão exibidos na aba 'Navegação'. Quando você se conectar à pasta pela primeira vez, os modelos serão exibidos em cinza, o que significa que eles não estão carregados
  3. Clique com o botão direito sobre o(s) modelo(s) que deseja carregar e escolha 'Carregar modelo'



    O modelo será carregado e o símbolo da nuvem vai ficar amarelo. A hierarquia do modelo ficará visível.



Os prefixos e as configurações de mover/girar são compartilhados com a equipe. O status de carregamento dos modelos é armazenado para cada usuário individualmente, para que cada um possa escolher quais modelos devem ser exibidos. A hierarquia do modelo dará informação sobre o status de carregamento e disponibilidade dos modelos através da cor de exibição do nome do arquivo, consulte o artigo abaixo:
Para obter mais informações sobre o status de carregamento de modelos dentro de um projeto, consulte esse artigo sobre as diferentes cores nos nomes dos modelos.
Se utilizar uma plataforma de armazenamento em nuvem para alojar a pasta de projeto partilhada, consulte o artigo A pasta de projeto em combinação com uma plataforma de armazenamento em nuvem para obter algumas recomendações.

Mantenha o projeto atualizado

Uma vez que esta configuração é baseada em pastas, todas as alterações na pasta ligada são reconhecidas automaticamente quando um utilizador se liga ao projeto pela primeira vez após a alteração. Substitua modelos actualizados, adicione novos modelos e elimine modelos desactualizados da pasta partilhada.
Uma versão atualizada de um modelo só pode ser detectada quando o novo arquivo tem o mesmo nome da versão anterior. Se a versão atualizada tiver um nome diferente, ela será adicionada ao projeto como um novo modelo e a versão anterior será mostrada como ausente (se tiver sido excluída da pasta).

O uso de arquivos armazenados localmente

Ainda é possível incluir arquivos armazenados localmente ao projeto, adicionalmente aos arquivos compartilhados. Se os membros da equipe quiserem verificar previamente seus modelos IFC com o Zoom com base nos requisitos recebidos do BIMcollab Nexus, eles podem fazer isso antes de compartilhar uma nova versão de seu arquivo IFC com o resto da equipe.
  1. Certifique-se de que você está conectado ao espaço e ao projeto corretos, conforme descrito acima
  2. Vá para Arquivo > Adicionar ao projeto...
  3. Navegue até o arquivo de sua preferência e clique em 'Abrir'
O arquivo será carregado e exibido na guia 'Navegação' com um ícone de pasta na frente dele. Eles estarão disponíveis apenas para o usuário que os adicionou ao projeto e não são compartilhados com o restante da equipe.



Se o ficheiro IFC estiver pronto para ser partilhado, mova-o para a pasta de projeto partilhada, para que todos os membros da equipa vejam o novo ficheiro no separador "Navegação" depois de se ligarem ao projeto BIMcollab, e possam abri-lo.