Compartilhamento de IFC e nuvem de pontos no BIMcollab Zoom sem usar BIMcollab Nexus

Compartilhamento de IFC e nuvem de pontos no BIMcollab Zoom sem usar BIMcollab Nexus

Recomendamos um fluxo de trabalho online para combinar e visualizar múltiplos arquivos (IFC e nuvem de pontos) em um projeto, para que toda a equipe trabalhe sempre com a última versão dos arquivos de projeto e se comunique em um único local online centralizado, BIMcollab Nexus. Isto assegura comunicação eficaz sobre os requisitos, verificações de modelos, recuperação de informações e issues, para que BIM de alta qualidade seja possível. Para mais informações sobre este fluxo de trabalho online, consulte o artigo: Configure a Pasta de projeto para conectar arquivos compartilhados a um projeto.

O fluxo de trabalho descrito neste artigo pode ser usado para arquivar um projeto, ou como um método offline quando você não se conecta a um espaço a partir do BIMcollab Zoom.

Crie um arquivo de projeto

Crie uma estrutura de pastas do projeto com todos os arquivos IFC e nuvem de pontos do projeto. Utilize subpastas dentro da pasta principal, se desejar.
  1. Abra o BIMcollab Zoom
  2. Acesse Arquivo > Adicionar ao projeto e selecione o(s) arquivo(s) (segure o botão shift para selecionar múltiplos) que você deseja que faça(m) parte do projeto
    Você pode montar rapidamente um modelo federado com um grande número de arquivos sem a necessidade de carregá-los diretamente. Para fazer isso, clique em Adicionar apenas... no menu de arquivos, ou mantendo o botão shift selecionado ao clicar em 'abrir'
  3. Os modelos serão carregados no BIMcollab Zoom e exibidos na guia Navegação. Uma vez adicionados, você pode definir prefixos para agrupar e estruturar facilmente seu projeto.
  4. Uma vez concluída a estrutura de seu projeto, você pode carregar os modelos usando o comando de 'Carregar modelo' com o botão direito do mouse.
    Para mais informações sobre o status dos modelos dentro de um projeto, consulte este artigo sobre diferentes cores de nomes de modelos.
  5. Salve a estrutura do projeto como um arquivo BCP, escolhendo Arquivo > Salvar projeto como... Salve o arquivo BCP na parte mais acima da estrutura da pasta de seu projeto
Quando um projeto é criado e salvo desta forma, com o arquivo de projeto (*.bcp) na pasta principal do projeto, e os arquivos modelo nas subpastas, é possível transferir a pasta completa para um computador diferente ou uma pasta compartilhada e manter a conexão com os arquivos carregados.

Compartilhe o arquivo de projeto

O arquivo de projeto BCP pode ser compartilhado como qualquer outro tipo de arquivo. O arquivo de projeto BCP não contém dados IFC, mas é somente um registro do local onde os arquivos estão salvos. Por isso, certifique-se de que as pessoas com quem você compartilha o arquivo de projeto, também tenham acesso aos mesmos modelos que você.

Sugerimos compartilhar a pasta completa com o arquivo BCP na parte mais acima, e os modelos nas subpastas.
Se o Zoom não conseguir encontrar a pasta de projeto ao abrir o arquivo de projeto, ele verificará a Localização dos projetos nas configurações. Portanto, você também pode optar por adicionar a localização da pasta de projeto principal manualmente nestas configurações:
  1. Acesse:
    Windows: Extra > Configurações > Geral
    Mac: BIMcollab Zoom > Preferências > Geral
  2. Abaixo de 'Local dos projetos', clique em 'Selecione', navegue até o local onde o arquivo de projeto está salvo, e clique em OK
Se a pasta do projeto for compartilhada em um servidor de rede ou através de um sistema de compartilhamento de arquivos (como Dropbox, OneDrive e outros), o arquivo do projeto BCP pode ser editado por vários usuários. Isto significa que a configuração pode ser diferente na próxima vez em que o arquivo for aberto. Os modelos podem ser carregados ou descarregados por outro usuário. Para evitar isso, compartilhe os arquivos de projeto via BIMcollab Nexus para poder manter suas configurações pessoais. Para mais informações, consulte o artigo Configure a Pasta de projeto para conectar arquivos compartilhados a um projeto.

Atualize o projeto com modelos revisados

Quando os modelos dentro do arquivo do projeto precisarem ser atualizados, clique com o botão direito sobre os modelos na hierarquia de modelos, e escolha entre as seguintes opções:
  1. Recarregar modelo: Atualizar um modelo carregado com um arquivo que tenha o mesmo nome e localização.
    O arquivo de projeto do Zoom (*.bcp) não contém dados do IFC, portanto sempre abrirá automaticamente a última versão do IFC se tiver o mesmo nome que a versão anterior. Ele notificará o usuário mostrando um asterisco (*) depois do nome do arquivo para o qual uma versão mais recente foi detectada.
  2. Descarregar modelo: Se você não quiser mais exibir o modelo em seu projeto do Zoom, escolha esta opção. Ele ainda será visível na guia Navegação, mas será mostrado em cinza, e pode ser carregado novamente a qualquer momento.
  3. Atualizar modelo: Atualizar um modelo carregado com um arquivo que tenha um nome ou localização de arquivo diferente. Você será solicitado a navegar para o arquivo correto em seu computador.
  4. Retirar do projeto
Se uma nova versão de um arquivo IFC tiver um nome diferente da versão anterior, remova manualmente o arquivo antigo e adicione o novo arquivo à estrutura do projeto.



    • Related Articles

    • Guia inicial rápido do BIMcollab Zoom

      Encontrar uma versão para impressão como anexo Este guia inicial rápido descreve o ambiente de trabalho e as funcionalidades do BIMcollab Zoom. Ele vai fazer com que você colcoque o seu proejto em funcionamento no Zoom em um piscar de olhos! Se ainda ...
    • Criação e edição de issues no BIMcollab Zoom

      Com o BIMcollab Zoom você pode se conectar diretamente a um espaço BIMcollab e trocar issues entre os membros do time. Você pode conectar-se a um projeto BIMcollab existente ou criar o seu próprio projeto novo.. Conectando-se ao seu projeto a partir ...
    • Tipos de arquivo compatíveis com BIMcollab Zoom

      O BIMcollab Zoom suporta Modelos IFC (.IFC, .IFCZIP) Nuvem de pontos (.E57, .XYZ, .TXT, .PTS) Se você enfrentar qualquer problema ao abrir ou visualizar qualquer arquivo, por favor, contate nossa equipe de suporte em support@bimcollab.com.
    • Coordenar modelos com pontos de origem diferentes

      O BIMcollab Zoom coordena automaticamente os seus modelos para que eles estejam sempre corretamente alinhados. A maneira que o Zoom utiliza para alinhar os modelos é colocando os pontos IFC Origem Global de todos os arquivos no mesmo local. Nos raros ...
    • Carregue os arquivos a partir de uma Pasta de projeto compartilhada no BIMcollab Zoom

      No BIMcollab Zoom, é possível ligar ficheiros IFC e nuvens de pontos armazenados numa pasta partilhada, ao projeto. Este fluxo de trabalho garante que todos os membros da equipa do projeto BIMcollab Nexus tenham sempre acesso aos ficheiros mais ...