Configure a Pasta de projeto para conectar arquivos compartilhados a um projeto

Configure a Pasta de projeto para conectar arquivos compartilhados a um projeto

A funcionalidade de pasta de projeto no BIMcollab Zoom, permite ligar uma pasta partilhada a um projeto no BIMcollab Nexus. Quando esta funcionalidade é configurada para um projeto, os ficheiros IFC e/ou nuvem de pontos na pasta partilhada serão automaticamente abertos no BIMcollab Zoom quando se liga ao projeto. Desta forma, é garantido que todos os membros da equipa do projeto BIMcollab Nexus têm sempre acesso aos ficheiros mais recentes no Zoom.
A partilha da pasta do projeto só pode ser feita por um Líder de Projeto ou um Editor com direitos de edição Zoom e uma licença Zoom.
Para saber como acessar a pasta compartilhada como membro da equipe, consulte o artigo Carregue os arquivos a partir de uma pasta de projeto compartilhada no BIMcollab Zoom conectando-se ao BIMcollab Nexus.
Para visualizar apenas a pasta partilhada, não é necessária a licença Zoom.

Configure uma pasta compartilhada

Para manter seus arquivos de projeto atualizados e disponíveis para todos, configure uma pasta compartilhada em um local como um servidor ou um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem (como Dropbox, Sharepoint, Google Drive, etc). Essa pasta deve ser acessível a todos os membros da equipe do projeto.
Caso você faça uso de um serviço de armazenamento na nuvem para a pasta compartilhada, consulte o artigo A Pasta de projeto em combinação com um serviço de armazenamento na nuvem para algumas recomendações.

Ligar a pasta de projeto partilhada ao seu projeto BIMcollab

Para poder conectar uma pasta compartilhada a um projeto no BIMcollab Nexus, primeiro você precisa se conectar ao projeto correto do BIMcollab Zoom.
  1. Abra o BIMcollab Zoom
  2. Ligar ao projeto no BIMcollab Nexus
  3. Ir para Ficheiro > Pasta de projeto...
Se não estiver ligado a um projeto, a opção "Pasta do projeto..." ficará a cinzento.
  1. Clique no botão [...], navegue até à pasta correcta e clique em "Selecionar".
  2. Em "Pastas partilhadas do projeto", é apresentada a estrutura de directórios da pasta partilhada selecionada. Seleccione as subpastas preferidas e todos os ficheiros localizados nas pastas seleccionadas serão ligados ao projeto.
Se '(Somente leitura)' for exibido após 'Pastas de projeto compartilhadas', verifique se você possui permissões de edição do Zoom.



  1. Clique em 'Compartilhar'
  2. Clique em "Sincronizar projeto" para sincronizar todas as mudanças com o BIMcollab, e finalizar o compartilhamento da Pasta de projeto com a equipe.
    A partir desse momento, outros membros da equipe verão os modelos na aba de "Navegação" assim que se conectarem ao projeto no BIMcollab Zoom.

Na primeira vez que se ligar à pasta, o nome dos modelos será apresentado a cinzento no separador 'Navegação' e os modelos não serão carregados na vista 3D.
Clique com o botão direito do rato nos modelos que pretende mostrar e escolha 'Carregar modelo'. Os modelos serão carregados e o símbolo da nuvem ficará amarelo. A árvore de modelos fica visível.

Os prefixos e as definições de deslocação/rotação são partilhados com a equipa. O facto de um modelo ser ou não carregado é uma escolha pessoal de um utilizador e não afecta o estado de carregamento de outros utilizadores no projeto.
Para alterar a pasta de projeto compartilhada, vá para Arquivo> Pasta de projeto..., navegue até a nova pasta e selecione-a. Os modelos que estavam anteriormente vinculados ao projeto ficarão vermelhos. Clique com o botão direito sobre eles e escolha 'Remover do projeto'. Consulte o seguinte artigo para mais informações e recomendações sobre esse tópico: Altere a localização da Pasta de projeto

Abra uma pasta de projeto compartilhada em seu BIMcollab Zoom

Uma vez que a pasta do projeto estiver configurada pelo Líder de Projeto, todos os membros da equipe serão capazes de acessar o(s) modelo(s) automaticamente quando se conectarem ao projeto a partir do BIMcollab Zoom. Se você é membro da equipe e deseja utilizar os modelos da Pasta de projeto, consulte o artigo: Carregue os arquivos a partir de uma pasta de projeto compartilhada no BIMcollab Zoom conectando-se ao BIMcollab Nexus.

Mantenha o projeto atualizado

Como essa configuração é baseada em pastas, todas as alterações na pasta conectada são reconhecidas automaticamente quando um usuário se conectar ao projeto pela primeira vez após a alteração. Substitua os modelos atualizados, adicione novos modelos e exclua os modelos desatualizados da pasta compartilhada.
Uma versão atualizada de um modelo só pode ser detectada quando o novo arquivo tem o mesmo nome da versão anterior. Se a versão atualizada tiver um nome diferente, ela será adicionada ao projeto como um novo modelo e a versão anterior será mostrada como ausente (se tiver sido excluída da pasta).


    • Related Articles

    • A Pasta de projeto em combinação com um serviço de armazenamento na nuvem

      É possível usar uma pasta em um local em seu computador compartilhado por meio de um serviço de armazenamento na nuvem, como Autodesk Docs, Trimble Connect, Dropbox ou Sharepoint, entre outros, como Pasta de projeto no BIMcollab Zoom. Há algumas ...
    • Carregue os arquivos a partir de uma Pasta de projeto compartilhada no BIMcollab Zoom

      No BIMcollab Zoom, é possível ligar ficheiros IFC e nuvens de pontos armazenados numa pasta partilhada, ao projeto. Este fluxo de trabalho garante que todos os membros da equipa do projeto BIMcollab Nexus tenham sempre acesso aos ficheiros mais ...
    • Altere a localização da Pasta de projeto

      Em BIMcollab Zoom, você pode utilizar a Pasta de projeto para se conectar ao BIMcollab Nexus e copmartilhar arquivos IFC. Como os projetos BIM estão sempre em ativos e em deslocamento, e suas configurações podem mudar ao longo do projeto, pode ser ...
    • Criar um script JSON para o Zoom Nightshift

      O Zoom Nightshift automatiza funcionalidades do Zoom utilizando arquivos de script JSON em combinação com o Programador de Tarefas do Windows (Task Scheduler). Com o Nightshift, você pode automatizar as seguintes ações no BIMcollab Zoom: Abrir ...
    • Ver resultados compartilhados de listas

      Quando os resultados de uma lista tiverem sido compartilhados por um dos membros da equipe, eles podem ser visualizados por toda a equipe no BIMcollab Zoom e BIMcollab Nexus. Para mais informações sobre como compartilhar os resultados, consulte o ...