Altere a localização da Pasta de projeto

Altere a localização da Pasta de projeto

Como os projetos BIM estão sempre em ativos e em deslocamento, e suas configurações podem mudar ao longo do projeto, pode ser necessário alterar a localização da Pasta de projeto em seu computador. Se esse for o caso, existe um risco de que outros atributos armazenados nessa Pasta de projeto, como prefixos dos modelos, sejam perdidos, o que pode afetar todos os membros da equipe do projeto. Para evitar que isso aconteça, ao mudar a localização da Pasta de Projeto, certifique-se de que o nome da pasta e suas subpastas permaneçam os mesmos e apenas a sua localização seja alterada. Abaixo você encontrará algumas recomendações de como fazer essas alterações sem perder as informações salvas no projeto.
A localização da Pasta de projeto é específica para cada máquina, o que significa que diferentes usuários podem navegar para a mesma pasta compartilhada por um caminho diferente em seus computadores. As alterações no caminho não afetarão nenhum outro usuário. Por outro lado, alterações nas pastas selecionadas em 'Pastas de projeto compartilhadas' são comuns para todos os usuários conectados ao projeto. Isso significa que desmarcar ou renomear uma pasta significa remover todas as informações sobre ela salvas no projeto (incluindo prefixos).


Como Líder de Projeto

Vamos supor, por exemplo, que os arquivos IFC de um projeto específico tenham que ser movidas do local compartilhado 'C:\Users\Public\Documents\BIMcollab Zoom\Sample\' para uma nova localização compartilhada em 'C:\OneDrive\BIM Projects\Example project\Sample\'.
  1. Em Zoom, clique em Arquivo > Pasta de projeto...
  2. No painel Pastas de projeto compartilhadas, cheque qual o nome da pasta que está acima das outras na estrutura hierárquica, abrindo todas as pastas não visíveis. Nesse exemplo, a pasta 'Sample' é a de nível mais alto.




  3. Acesse o Explorador (Windows) ou Finder (Mac) e mova a pasta identificada como a de nível mais alto no passo anterior ('Sample') da localização antiga para a nova, arrastando-a ou usando a ferramenta 'cortar+colar' (Ctrl/Cmd+X seguido de Ctrl/Cmd+Z).
    Certifique-se que o nome da pasta e a sua estrutura interna de sub-pastas não sejam modificados.



  4. Volte para o Zoom e acesse novamente Arquivo > Pasta de projeto... . Você perceberá que agora, após mover os arquivos de um local para outro, a pasta de nível mais alto não estará mais selecionada. Isso acontece porque o Zoom não consegue, nesse momento, localizar a pasta. Nos próximos passos isso será corrigido.
  5. Clique em [...] nas configurações da Pasta de projeto e navegue à nova localização para onde os arquivos foram movidos. Certifique-se que a pasta de hierarquia mais alta seja novamente selecionada, e clique em 'Selecionar'. Note que os arquivos não aparecem mais em vermelho.
Não desmarque nenhuma das pastas/subpastas em 'Arquivos de projeto compartilhados'

6. Clique em 'Compartilhar'. A operação de mudança do local dos arquivos está completa, e todas as informações da Pasta de projeto, como prefixos, foram mantidas.
7. Sincronize o projeto para que o novo local também seja compartilhado com o restante da equipe.

Como um membro do projeto

Uma vez que o Líder de Projeto efetuou a mudança da localização da Pasta de projeto, membros do projeto também terão que navegar até a localização nova na primeira vez que se conectarem ao projeto após a modificação.
  1. Em Zoom, clique em Arquivo > Pasta de projeto...
  2. Você perceberá que as pastas no painel 'Pastas de projeto compartilhadas' não estarão mais selecionadas. No mesmo painel, cheque qual o nome da pasta que está acima das outras na estrutura hierárquica, abrindo todas as pastas não visíveis. Nesse exemplo, a pasta 'Sample' é a de nível mais alto.
  3. Clique em [...] para mudar o local da pasta e navegue até a localização nova para onde os arquivos foram movidos. Certifique-se que a pasta de hierarquia mais alta seja novamente selecionada, e clique em 'Selecionar'. Note que os arquivos não aparecem mais em vermelho.
Caso você tenha permissões de edição em Zoom, mas não seja o Líder de Projeto que efetuou a mudança do local dos arquivos, não desmarque nenhuma pasta em 'Pastas de projeto compartilhadas'.

4. Clique em 'Compartilhar'.
5. Os modelos serão mostrados na aba de 'Navegação', e todas as informações da Pasta de projeto, como prefixos, serão mantidas.
6. Sincronize o projeto para salvar a localização onde os arquivos estão presentes em seu computador.