Utilize modelos criados no Revit na coordenação de modelos

Utilize modelos criados no Revit na coordenação de modelos

O Revit contém três tipos de origens que são importantes para a coordenação de modelos:
  1. Um ponto de base do projeto (project base point), que representa a origem do sistema de coordenadas do projeto em torno do qual o modelo deve ser configurado. Ele é usado principalmente para medir distâncias e posicionar o projeto no Revit, e o projeto deve ser modelado próximo a esse ponto.
  2. Um ponto de pesquisa (survey point), que representa um ponto topográfico conhecido no mundo físico. Ele fornece um contexto do mundo real para o modelo do Revit
  3. A Origem interna (internal origin), ou local de inicialização, é o ponto de partida para o sistema de coordenadas interno.
Ao combinar vários modelos e arquivos em um único projeto, as coordenadas compartilhadas são usadas para estabelecer as posições dos arquivos em relação uns aos outros.

O Help Center da Autodesk explica mais detalhadamente o Ponto Base do Projeto e o Ponto de pesquisa e Coordenadas Compartilhadas no Revit.

Recomendações de coordenação ao iniciar um projeto

  1. Chegue a um acordo prévio com as várias partes envolvidas em um projeto sobre a origem de referência para a coordenação do modelo, bem como sua posição e orientação.
    Recomendamos o uso do Ponto de pesquisa, mas o Ponto de base do projeto e as Coordenadas Compartilhadas também são compatíveis.

  2. Certifique-se de que o norte da origem de referência seja o mesmo em todos os modelos Revit do projeto.
    1. O Norte Verdadeiro é usado quando se usa o ponto de pesquisa.
    2. O Project North deve ser usado quando se usa o Ponto de base do projeto.

  3. Teste o alinhamento do modelo dos diferentes modelos no projeto desde o início, pois é mais fácil fazer ajustes na coordenação em um estágio inicial.
    Como prática recomendada, recomendamos colocar um objeto de coordenação, como um cubo de 1 m3, em um ponto acordado e verificar se os cubos de todos os modelos estão alinhados.

  4. Certifique-se de que a base de coordenadas para a exportação do modelo e as configurações do BCF Manager sejam as mesmas (ponto de pesquisa, ponto de base do projeto ou Coordenadas Compartilhadas).
    Consulte o restante deste artigo para mais detalhes.
Se forem criados issues e a posição e/ou orientação da origem de referência for alterada posteriormente, todas as posições da câmera dos pontos de vista de issues criadas anteriormente não estarão mais corretas no modelo 3D.
Gire o Norte do projeto usando o método descrito no helpdesk da Autodesk. Não altere a rotação do ponto de base do projeto diretamente nas configurações do ponto de base do projeto, pois isso mudará a posição desse ponto em relação ao ponto de levantamento.

Emitir pontos de vista com o BCF Manager do Revit

Nas configurações do BCF Manager "Base de coordenadas para criação de pontos de vista", é possível escolher o Ponto de pesquisa, o Ponto base do projeto ou Coordenadas compartilhadas. Por padrão, o BCF Manager utiliza o Ponto de Pesquisa.
Certifique-se de que esse ponto de referência para o BCF Manager seja o mesmo que a base de coordenadas da exportação IFC, consulte a próxima seção. Isso garante que os pontos de vista criados no Revit possam ser recriados corretamente no BIMcollab Zoom e vice-versa.
Escolha Coordenadas compartilhadas se o modelo Revit for exportado para NWC ou anexado diretamente no Navisworks.



Alterar a "Base de coordenadas para criação de ponto de vista" não alterará o ponto de vista para issues existentes criadas no Revit, apenas para os novos.

Criação de issues em um arquivo com modelos vinculados

Somente os componentes do modelo principal podem ser encontrados ao executar um zoom-to. Consulte também Por que alguns componentes não podem ser encontrados no Revit?
Por esse motivo, certifique-se sempre de incluir componentes do modelo principal na lista de componentes vinculados à issue. Saiba mais sobre como escolher quais componentes estão vinculados a uma issue no artigo Crie vistas rápidas, leves e eficazes.

Exportação de um modelo IFC do Revit

Como base de coordenadas, selecione Survey point, Project Base Point ou Shared Coordinates. As outras opções não são compatíveis com o BCF Manager.
Certifique-se de que esse ponto de referência para a exportação IFC seja o mesmo que a "Base de coordenadas para criação de pontos de vista" do BCF Manager, consulte a seção anterior. Isso garante que os pontos de vista criados no Revit possam ser recriados corretamente no BIMcollab Zoom e vice-versa.



Além disso, certifique-se de incluir sempre a Elevação do local IFC no arquivo exportado, pois a elevação também é usada para posicionar corretamente a câmera do ponto de vista de issues.



Se o Norte Verdadeiro for girado no modelo Revit e o modelo for exportado usando o Survey Point, a posição dos IFCs no BIMcollab Zoom será diferente para as diferentes versões do Revit. Consequentemente, as exportações de diferentes versões do Revit não podem ser federadas no BIMcollab Zoom.
Ao trabalhar com várias versões do Revit, recomendamos usar o Project Base Point como ponto de referência.

Relação entre as origens do IFC e do Revit

IFC
Revit
Origem global do IFC
Base de coordenadas (ponto de pesquisa, ponto base do projeto ou coordenadas compartilhadas)
Localização do local do IFC
Local do projeto (origem interna)

Uso de modelos Revit diretamente no Navisworks

Em vez de exportar um modelo Revit para IFC, um modelo Revit pode ser publicado como um arquivo NWC ou anexado diretamente no Navisworks. Esse fluxo de trabalho permite uma coordenação baseada em coordenadas compartilhadas e origem interna. Recomendamos o uso de coordenadas compartilhadas, que é o padrão.
Você pode verificar ou alterar a base de coordenadas no Naviswork clicando com o botão direito do mouse > Configurações globais > Leitores de arquivos > Revit.

Certifique-se de usar a versão mais recente do BCF Manager do Revit. Com a versão 6.2, não é possível trabalhar com arquivos coordenados com base em "Coordenadas compartilhadas".



    • Related Articles

    • Use modelos do Archicad para coordenação de modelos

      O Archicad contém dois tipos de origem que são relevantes para a coordenação de modelos. Um ponto de Origem do Projeto (Project Origin), que representa o ponto de base do projeto, por volta do qual o modelo é construído Um Ponto de Pesquisa (Survey ...
    • Refinamento de modelos com IDS no Revit

      Uma paleta IDS foi adicionada ao BCF Manager para Revit. Isso permite que você visualize a especificação de entrega de informações (IDS) de um projeto diretamente no Revit. Além disso, a paleta permite visualizar as especificações de IDS de elementos ...
    • Guia inicial rápido do BCF Manager do Revit

      Este Guia inicial rápido descreve o fluxo de trabalho online básico do BCF Manager para Revit. Ele vai te ajudar a estar com tudo em pleno funcionamento em um piscar de olhos. Se você ainda não fez a instalação, baixe e instale o BCF Manager para ...
    • Melhore a qualidade de modelos com IDS (Especificação de entrega de informações)

      O novo padrão aberto, IDS, da buildingSMART foi projetado para aprimorar o processo de troca de requisitos em seu projeto BIM. Seu objetivo é representar as necessidades do seu projeto compartilhando uma lista de requisitos de informações que os ...
    • Melhore a qualidade de modelos com IDS (Especificação de entrega de informações)

      O novo padrão aberto, IDS, da buildingSMART foi projetado para aprimorar o processo de troca de requisitos em seu projeto BIM. Seu objetivo é representar as necessidades do seu projeto compartilhando uma lista de requisitos de informações que os ...