Use modelos do Archicad para coordenação de modelos

Use modelos do Archicad para coordenação de modelos

O Archicad contém dois tipos de origem que são relevantes para a coordenação de modelos.
  1. Um ponto de Origem do Projeto (Project Origin), que representa o ponto de base do projeto, por volta do qual o modelo é construído
  2. Um Ponto de Pesquisa (Survey Point), que representa um ponto topográfico conhecido no mundo real. Desde a versão 25 do Archicad, o Ponto de Pesquisa é nativo ao software, e sempre está presente.
O Ponto de Pesquisa do Archicad cria uma abordagem orientada por dados que permite a tradução de coordenadas topográficas entre o Archicad e outras ferramentas BIM, como o BIMcollab. O Ponto de Pesquisa fornece um contexto do mundo real para o modelo do Archicad. Ele representa um ponto topográfico conhecido no mundo físico.
Ao iniciar um novo projeto BIM usando Archicad, leve em consideração as recomendações abaixo:
  1. Combine antecipadamente com todos os partes envolvidas no projeto qual será a posição e orientação da origem para a coordenação do modelo.
  2. É recomendado posicionar imediatamente o Ponto de Pesquisa ao iniciar um projeto novo, especialmente se o modelo for ser usado posteriormente para a gestão de issues.
    Se issues forem criadas, e a posição do Ponto de Pesquisa for alterada em seguida, todas as posições de câmera das vistas das issues no modelo 3D também serão deslocadas e não estarão mais corretas.
  3. Teste o alinhamento dos diferentes modelos do projeto preferencialmente em uma fase inicial, já que é mais simples realizar os ajustes necessários para a coordenação em um estágio inicial. Como uma boa prática, recomendamos a inserção de um 'objeto de coordenação', como um cubo de 1 m3, em uma posição previamente combinada. Certifique-se de que os cubos de diferentes modelos estão alinhados ao combinar modelos.
Para uma explicação mais aprofundada sobre o Ponto de Pesquisa do Archicad, por favor visite a página de Assitência da Graphisoft.

Exporte um modelo IFC do Archicad

Ao exportar o modelo do Archicad para IFC, assegure-se que a posição do modelo no IFC e o 'Ponto de Pequisa' e 'Origem do Projeto' correspondem. Desta forma, o Ponto de Pesquisa será usado como Origem Global do IFC (IFC Global Origin) no arquivo exportado, mesmo que não esteja visível. O ponto de Origem do Projeto corresponderá ao local do projeto, ou ao posicionamento local do modelo.
Quando um Ponto de Pesquisa não está presente (Archicad 24 ou versões anteriores), o Ponto de Origem no Archicad será usado como origem do arquivo IFC.



Ao coordenar o modelo do Archicad com outros modelos IFC usando essas configurações do tradutor, por exemplo com modelos vindo do Revit, as origens corresponderão entre si de acordo com as informações contidas na tabela abaixo:

IFCArchicadRevit
Origem Global do IFC (IFC Global Origin)Ponto de Pesquisa (Survey Point)Ponto de Pesquisa (Survey Point)
Origem Topográfica do IFC (IFC Site Location)Origem do Projeto (Project Origin)Origem Interna (Internal Origin)

Note que o Ponto Base do Projeto (Project Base Point) do Revit pode ser movido independentemente de sua Origem Interna. Nós recomendamos que o Ponto Base do Projeto não seja movido, mas que permaneça na mesma posição da Origem Interna ao coordenar arquivos com o BIMcollab, dentre demais plataformas BIM.

Importe um modelo IFC no Archicad

A primeira coisa a ser levada em conta, ao importar um arquivo IFC, é que apenas um Ponto de Pesquisa pode ser armazenado em um determinado arquivo do Archicad por vez. O Ponto de Pesquisa já presente no arquivo Archicad não é alterado ao importar um arquivo IFC e permanecerá ativo, mesmo que esse IFC contenha um outro Ponto de Pesquisa.
Com Archicad 24 ou versões anteriores, múltiplos objetos de Ponto de Pesquisa seriam criados ao importar um IFC contendo um Ponto de Pesquisa.
Ao exportar posteriormente o arquivo do Archicad novamente para IFC, os dados contidos no Ponto de Pesquisa do Archicad serão utilizados. Tenha atenção para que isso não resulte em arquivos IFC com origens diferentes!

Combine o arquivo IFC com o arquivo do Archicad

A princípio, ao combinar o IFC com o arquivo do Archicad, o valor do ponto de Origem Global do IFC será conjugado à Origem do Projeto no Archicad. Porém, é possível configurar isso antecipadamente durante o processo de combinação dos arquivos.



A maneira com que o arquivo IFC será inserido no projeto ao o abrir diretamente ou o inserir como hotlink, dependerá da configuração de importação IFC "Match Archicad Project Origin with":
  1. Origem Topográfica do IFC (recomendado): A Origem Topográfica do IFC será posicionado na Origem do Projeto do Archicad. Isso significa que o modelo será importado em sua localização física (próxima à Origem do Projeto). Ao abrir um arquivo IFC, o Ponto de Pesquisa do Archicad será posicionado na Origem Global do arquivo IFC. Ao importar um IFC como hotlink, o Ponto de Pesquisa presente no modelo do Archicad permanecerá na mesma posição.
  2. Origem Global do IFC: a Origem Global do arquivo IFC será posicionado na Origem do Projeto do Archicad.

Crie e abra issues com o BCF Manager para Archicad

Quando uma issue é criada no BCF Manager do Archicad, o Ponto de Pesquisa presente no arquivo será sempre usado como ponto de referência para a localização da câmera da vista da issue.
Por isso, é importante certificar-se de que a localização da Origem Global do IFC que está sendo usada para a coordenação do projeto, e a localização do Ponto de Pesquisa presente no Archicad correspondem.
Se eles não corresponderem, a câmera pode ser posicionada de forma diferente ao aproximar para a vista da issue em outro software, como BIMcollab ZOOM.

Exemplo

Um arquivo IFC é exportado do Archicad. O ponto de Origem Global do IFC está em uma posição que não coincide com a Origem Topográfica do IFC.
O arquivo é aberto em BIMcollab ZOOM, e uma issue com vista é criada. A posição da câmera da vista é posicionada com relação à Origem Global do IFC.



Caso o Ponto de Pesquisa do Archicad permaneça no mesmo ponto da Origem Global do IFC, a vista pode ser recriada normalmente com o BCF Manager no Archicad:



Caso o Ponto de Pesquisa seja movido no arquivo do Archicad, a vista da câmera se deslocará junto, recriando uma vista incorreta a partir do BCF Manager:



O mesmo acontecerá caso a operação seja invertida: se uma issue for criada no BCF Manager para Archicad, a vista só poderá ser recriada na posição correta em outro software (como BIMcollab ZOOM), se a Origem Global do IFC estiver na mesma localização do Ponto de Pesquisa no momento de criação da issue.

    • Related Articles

    • Utilize modelos criados no Revit na coordenação de modelos

      O Revit contém três tipos de origens que são importantes para a coordenação de modelos: Um ponto de base do projeto (project base point), que representa a origem do sistema de coordenadas do projeto em torno do qual o modelo deve ser configurado. Ele ...
    • Melhore a qualidade de modelos com IDS (Especificação de entrega de informações)

      O novo padrão aberto, IDS, da buildingSMART foi projetado para aprimorar o processo de troca de requisitos em seu projeto BIM. Seu objetivo é representar as necessidades do seu projeto compartilhando uma lista de requisitos de informações que os ...
    • Melhore a qualidade de modelos com IDS (Especificação de entrega de informações)

      O novo padrão aberto, IDS, da buildingSMART foi projetado para aprimorar o processo de troca de requisitos em seu projeto BIM. Seu objetivo é representar as necessidades do seu projeto compartilhando uma lista de requisitos de informações que os ...
    • Refinamento de modelos com IDS no Revit

      Uma paleta IDS foi adicionada ao BCF Manager para Revit. Isso permite que você visualize a especificação de entrega de informações (IDS) de um projeto diretamente no Revit. Além disso, a paleta permite visualizar as especificações de IDS de elementos ...
    • Transferir viewpoints salvas para o BIMcollab Nexus

      As Viewpoints salvas no Navisworks são pontos de vista criados durante uma verificação visual do modelo. Importe Viewpoints salvas diretamente do Navisworks para o BCF Manager como issues. Para que esta função esteja ativa é necessário estar ...