Noções básicas de criação de Smart Views

Noções básicas de criação de Smart Views

Smart views são filtros baseada em regras, que incluem a possibilidade de colorir objetos. Com base nas propriedades, você pode mostrar, ocultar ou colorir componentes na janela de visualização 3D. É ótimo para realizar verificações visuais em relação a um Manual Básico da Informação (IDM), por exemplo.
As Smart views são uma funcionalidade do Zoom Free.

Criação de uma nova smart view

  1. Inicie o BIMcollab Zoom
  2. Selecione o painel das Smart views
  3. Conecte-se a um projeto do BIMcollab Nexus ou carregue um conjunto de modelos manualmente
  4. Expanda a pasta 'Local' ou 'Compartilhado' e selecione o conjunto de smart views no qual você deseja criar uma nova smart viewSe necessário, você pode criar um novo conjunto de smart views clicando no botão [+], ou clicando com o botão direito em 'Local' ou 'Compartilhado' e escolhendo 'Adicionar conjunto de smart views'. O novo conjunto será automaticamente selecionado uma vez criado.

  1. Clique no botão [+] novamente para criar uma nova smart view no conjunto de smart views selecionado

     

    Você pode compartilhar smart views com a sua equipe arrastando e soltando as smart views de 'Local' para 'Compartilhado', ou criando-as imediatamente em 'Compartilhado'.
    Quando você quiser criar uma smart view em 'Compartilhado', certifique-se de que você está conectado a um espaço e ao projeto correto e de ter Permissões de edição do Zoom no projeto. É também necessária uma licença Zoom para partilhar, importar ou exportar Smart Views no BIMcollab Zoom.
  2. Dê a sua smart view um nome claro e único
  3. Defina um conjunto de regras para determinar quais elementos serão mostrados e coloridos pela smart view. Adicionar regras clicando no botão , apague regras existentes com o botão , ou duplicar regras existentes clicando no botão .
    Por padrão, a primeira linha adiciona todos os elementos do projeto à visualização 3D.
    Cada regra é composta de:
    1. Um tipo de Elemento que você deseje adicionar ao filtro, por exemplo: paredes (wall), portas (door), pilares (collumn), ou todos os elementos (Any element)
    2. Uma propriedade, operador e valor a ser usado para filtrar elementos com um valor de propriedade específico.
    3. Uma ação que define se os elementos encontrados devem ser adicionados ou removidos do conjunto, e se eles devem obter uma sobreposição de cor.
  4. Teste a regra criada, clicando no botão play para mostrar o filtro defido.
  5. Forneça uma descrição clara à smart view para que seu propósito seja facilmente identificável.
  6. Se você escolher a ação 'Auto cor' no conjunto de regras, você também pode definir uma Lista de propriedade Auto color (essa functionalidade necessita de uma licença)
    Uma propriedade numérica extra é adicionada à legenda criada pelo Autocolor quando a smart view é executada. Escolha a propriedade a ser listada, assim como o valor desejado.



  7. Clique em 'Salvar'
  8. Uma vez criada a vista inteligente, pode executá-la
    1. Ao fazer duplo clique, o filtro e a coloração serão efectuados no modelo na vista 3D
    2. Clicar com o botão direito do rato para mostrar os componentes em A minha vista

As diferentes ações

Ao criar um conjunto de componentes a serem mostrados pela smart view, você pode realizar múltiplas ações sobre os componentes escolhidos:
  1. Adicionar
    Os components são adicionados à vista 3D.
    Certifique-se de que a primeira linha da regra da smart view sempre contenha uma ação 'Adicionar', caso contrário, a vista estará vazia.
  2. Remover
    Os componentes são removidos do conjunto de componentes adicionados anteriormente
  3. Remover outros
    Todos os componentes, exceto aqueles com a propriedade escolhida, são removidos da visualização 3D
  4. Aplicar cor
    Os componentes escolhidos recebem têm a cor escolhida aplicada a eles
  5. Aplicar transparência
    Os componentes escolhidos são configurados como transparentes
  6. Remover transparência
    Os componentes escolhidos passam a ser exibidos como opacos
  7. Adicionar & aplicar cor
    Combina a ação Adicionar e Aplicar cor em uma única regra
  8. Adicionar & aplicar transparência
    Combina a ação Adicionar e Aplicar transparência em uma única regra
  9. E...
    Acrescente múltiplas propriedades aos mesmos elementos. Somente serão adicionados elementos que atendam a todas as propriedades adicionadas à sua seqüência.
  10. Auto color
    Codifique por cores todos os componentes escolhidos, com base na propriedade indicada. Todos os componentes que tiverem o mesmo valor único para a propriedade escolhida terão a mesma cor.
    As cores com os valores correspondentes serão mostradas na legenda de cores automática após a execução da smart view.
Descubra as possibilidades das smart views baixando nossos exemplos de smart view.

INGLÊS| 2 MIN DE VISUALIZAÇÃO



    • Related Articles

    • Organize as Smart views

      Todas as Smart views são colocadas em conjuntos de Smart views para torná-las mais fáceis de gerenciar. Você pode clicar com o botão direito em uma das duas pastas ('Local' ou 'Compartilhada') e escolher 'Adicionar grupo de Smart views'. Você também ...
    • Validação de dados IFC com Smart views

      As Smart views podem ser utilizadas de várias maneiras: para visualizar propriedades, para verificar se o modelo está em conformidade com as definições do IDM (Information Delivery Manual) ou para filtrar determinados elementos. A validação do modelo ...
    • Conjuntos de Smart Properties - downloads

      Nesta página você encontrará conjuntos de Smart Properties que podem te auxiliar no início de sua utilização do BIMcollab Zoom. Exemplos de conjuntos de Smart Properties Você pode fazer o download dos conjuntos de Smart Properties por idioma/país. ...
    • Criação de anotações

      No BIMcollab Zoom, você pode adicionar anotações à sua vista 3D a fim de criar pontos de vista claros e compreensíveis para as issues. Quaisquer anotações que estejam visíveis durante a criação de uma issue, serão salvas na issue. Você pode desenhar ...
    • Smart view sets - downloads

      Nesta página, o senhor pode encontrar alguns grupos de Smart views para fins especiais que o ajudarão a começar a usar o BIMcollab Zoom. Além das Smart views, o BIMcollab Zoom, juntamente com o BIMcollab Nexus, oferece suporte à validação ...