Navegue por um modelo federado

Navegue por um modelo federado

O BIMcollab Zoom oferece duas visualizações de hierarquias diferentes que permitem navegar pela estrutura IFC do modelo federado, encontrar componentes específicos e revisar as propriedades desses componentes.

A hierarquia de modelos permite navegar pela organização de cada modelo individual. Ele fornece feedback sobre quais componentes estão colocados em qual modelo, como piso, ou qualquer outro elemento que ele contiver. Se forem usadas sub-categorias de elementos, como montagens, você poderá visualizar em que nível do modelo eles estão presentes nesta hierarquia. Além disso, também há suporte para os seus grupos, sistemas e zonas nesta hierarquia.




A hierarquia de Tipos fornece uma lista de todos os tipos de elementos IFC encontrados no modelo federado. Todos os componentes presentes são agrupados por entidade em vez de modelo. Isso significa que todas as paredes em todo o modelo são mostradas em uma única lista, classificada por tipo. Esta hierarquia é útil para ocultar ou mostrar todos os elementos de um determinado tipo em todo o modelo federado.



Os componentes selecionados em qualquer uma das hierarquias também serão selecionados no modelo. Isso permite que operações sejam executadas a partir da hierarquia, como criar uma caixa de seção em torno de pavimento ou colorir entidades de um determinado tipo. Ao usar o recurso "Minha vista", itens individuais ou categorias completas encontradas nessas hierarquias podem ser facilmente isolados e visualizados no BIMcollab Zoom.

Algumas dicas para navegar em seus modelos de forma rápida e eficiente:
  • Use as setas para cima e para baixo para navegar pelas entidades, esquerda e direita para recolher ou expandir os níveis
  • Pressione a barra de espaço para mostrar e ocultar os elementos selecionados
  • O ‘end’ (Windows) ou ‘↘’ (MacOS) executará uma ação de zoom
  • Use ctrl + B (Windows) ou cmd + B (MacOS) para criar uma caixa de corte em torno de sua seleção
  • Use ‘+’, ‘-‘ e ‘=‘ para criar e modificar a sua 'Minha vista'
  • Mantenha pressionado 'alt' durante as operações de 'Minha vista' para modificar o conjunto a ser visualizado sem o visualizar diretamente