O BIMcollab Twin organiza os arquivos de projeto usando uma abordagem estruturada que facilita a navegação e agiliza a colaboração entre os usuários. Documentos e dados são adicionados ao longo de diferentes fases do projeto e são vinculados a seus respectivos elementos de estrutura espacial.
O BIMcollab Twin categoriza os arquivos de projeto em duas estruturas principais, ambas existentes simultaneamente em um projeto:
1. Estrutura espacial: Ele é organizado hierarquicamente em locais físicos, edifícios e históricos de projetos. Ela reflete a estrutura real do edifício, com todas as partes listadas tendo uma representação física.
2. Estrutura do projeto: Foi projetado para a organização de vários projetos e trabalhos que precisam ser feitos em relação à estrutura física do edifício. A Estrutura do Projeto ajuda a estruturar o cronograma do projeto por meio das Fases do Projeto (por exemplo, desenvolvimento, documentação de construção e fase de operações), alinhando tarefas, metas e planejamento.
Os projetos do BIMcollab são sempre gerenciados por meio dessas duas estruturas. Começando pela estrutura espacial, onde os administradores do projeto criam uma representação digital da estrutura física real. Em seguida, os administradores do projeto criam uma estrutura de projeto, onde podem planejar e gerenciar o trabalho que será realizado nessas estruturas em diferentes cronogramas.
Ao combinar essas duas estruturas, o BIMcollab Twin permite que você gerencie seu projeto durante todo o ciclo de vidaem uma única plataforma .
É também por isso que futuras alterações e adições podem ser facilmente gerenciadas no Twin. A estrutura espacial cresce com o desenvolvimento do edifício, de modo que cada fase tem sua própria estrutura espacial. Quer seja o acréscimo à estrutura espacial (por exemplo, uma nova ala do hospital que está sendo construída) ou um novo projeto que precise ser feito na estrutura existente (por exemplo, a renovação de um andar de um edifício existente), os futuros acréscimos são facilmente acomodados.
Além da organização de arquivos realizada pela estrutura espacial e de projeto, também temos a estrutura de usuário.
3. Estrutura do usuário: Foi projetada para gerenciar os participantes do projeto de forma eficaz, definindo suas funções, permissões e equipes dentro da plataforma. Essa abordagem estruturada garante que as pessoas certas tenham acesso às informações e ferramentas certas no momento certo.
A ilustração abaixo mostra como a estrutura espacial, a estrutura do projeto e a estrutura do usuário interagem no BIMcollab Twin. Nos parágrafos a seguir, discutiremos cada estrutura em detalhes.
Estrutura espacial (1)
A estrutura espacial é dividida nas seguintes categorias: Locais, lotes, edifícios, partes eandares. Ao criar a estrutura espacial, é importante ter uma ideia clara de como ela deve ser e como será dividida.
Localizações:
Os locais são a categoria principal no Twin porque definem a estrutura espacial de uma conta. O Location é o contêiner de nível superior, que pode conter elementos de nível inferior, como lotes, edifícios, partes de edifícios ou andares. Dessa forma, um local é um agrupamento de terrenos e edifícios contíguos. Por exemplo, um local pode ser um campus universitário no qual todos os lotes e vários edifícios estão agrupados.
Uma conta pode ter vários locais, mas é necessário um mínimo de um local para configurar seu primeiro projeto Twin, e o administrador do espaço será responsável por criá-lo.
Os locais podem ser organizados em Location Groups. Os grupos de locais combinam locais com funções semelhantes. Por exemplo, cada cidade pode ser um local, e um país pode ser um grupo de locais composto de várias cidades.
Um grupo de locais também pode consistir em subgrupos que compreendem locais menores que formam o grupo principal (como no exemplo abaixo, os subgrupos são bairros da cidade). Observe que os subgrupos também são considerados grupos de locais, mas, em termos simples, eles são grupos de locais que têm um grupo pai. O uso de Location Groups é opcional, mas é um ótimo recurso para espaços com projetos complexos que precisam categorizar projetos de forma flexível.
A decisão de organizar seus Locais por sua localização física, por sua tipologia e função ou por alguma outra ordem fica a critério do administrador do projeto.
Na imagem de exemplo acima, os grupos de localização pai são os países "Nederland" e "Germany". "Eindhoven" é um grupo de locais sob o grupo principal "Nederland". Além disso, "Eindhoven" tem alguns subgrupos atribuídos à sua localização, que incluem: Gestel, Stratum, Strijp, Tongelre, Woensel.
Parcelas
Depois de Locais, vem a categoria Enredo. Um lote é um pedaço de terra no qual um edifício ou vários edifícios são colocados. Um lote é um item físico que pode já estar registrado no cartório de registro de imóveis. Vários lotes podem ser adicionados em um único local, mas é necessário um mínimo de um lote para criar uma nova estrutura espacial.
Edifícios
Um edifício é uma estrutura física localizada em um terreno. Ele tem um endereço físico que é atribuído à estrutura. Vários edifícios podem ser colocados em um único terreno.
Peças
Se for necessário para seu projeto, os edifícios podem ser divididos em partes. Esse é um recurso opcional, mas útil para edifícios complexos em que partes diferentes podem ter andares diferentes ou precisam ser gerenciadas separadamente (por exemplo, um hospital com muitos departamentos e alas).
Lojas
Os andares são níveis no edifício com, normalmente, um andar atribuído a ele. Na estrutura espacial, os andares são definidos por nomes e alturas. As partes interessadas do projeto devem concordar em nomear as convecções a serem usadas em todos os modelos de aspecto. Os andares podem ser adicionados ao edifício em si ou a cada parte do edifício individualmente.
Estrutura do projeto (2)
Projetos
Depois que a estrutura espacial é criada, os projetos são criados e vinculados à estrutura espacial. Os projetos representam o trabalho que precisa ser feito na estrutura espacial, por exemplo, o processo de construção de uma estrutura ou a reforma de uma parte etc. Dessa forma, os projetos são criados em associação com um ou mais lotes, edifícios, partes ou andares. Os documentos e dados do projeto podem ser adicionados no nível do projeto.
Considere a imagem de exemplo abaixo: o local "Krone Campus"(a), um campus universitário com dois lotes que abrigam alguns edifícios que precisam de reforma. No campus, há dois lotes(c), um lote para escritórios e outro para salas de estudo. Dois projetos(b) foram criados nesse local para a renovação designada de dois edifícios (Edifício A e Edifício 6A) que ficam no topo dos lotes mencionados acima.
Fases do projeto:
As fases do projeto são representativas dos estágios do ciclo de vida do projeto, por exemplo, o projeto conceitual, o projeto detalhado e a fase de construção de um projeto de construção. As fases do projeto refletem a duração de cada estágio e podem variar de acordo com o projeto. Os documentos podem ser adicionados e vinculados a fases específicas do projeto em que foram criados.
O administrador da conta é responsável por configurar as fases da maneira aplicável ao projeto.
Certifique-se de que esteja sempre trabalhando no local, no projeto e na fase do projeto corretos, especialmente porque os documentos podem ser adicionados e ficar visíveis somente em um estágio específico.
Estrutura do usuário (3)
Funções de usuário
Todos os usuários adicionados a um espaço do BIMcollab precisam ser adicionados a uma equipe específica (explicada abaixo) com uma função de usuário específica para acessar a fase do projeto e a documentação necessária. Os usuários que não são adicionados a uma equipe que está ativa em uma fase do projeto não têm acesso a nenhuma informação e não podem participar do projeto.
Por meio de funções, os administradores criam permissões e escolhem a quais funções do projeto os usuários dessas funções têm acesso. Por exemplo, um usuário nessa função de usuário pode fazer upload de documentos, tem acesso a documentos confidenciais, pode fazer download de arquivos de modelos nativos, pode fazer upload de modos, etc. Visite o artigo
Permissões de função de usuário para saber mais sobre esse tópico.
Equipes
No BIMcollab Twin, os usuários obtêm acesso a fases específicas do projeto ao serem atribuídos a uma ou mais equipes. O administrador da conta também é responsável por criar equipes, adicionar usuários a uma equipe em uma função de usuário selecionada e atribuir equipes às fases do projeto.
Depois que isso for atribuído, os usuários poderão acessar as informações e os recursos necessários na fase designada. Além disso, os usuários podem visualizar os projetos principais e seus respectivos locais, edifícios, partes e andares. Várias equipes podem ter acesso ao mesmo projeto e às mesmas fases do projeto. Além disso, um usuário pode fazer parte de várias equipes, o que significa que ele pode ter várias funções em um projeto.
Como várias equipes podem ter acesso ao mesmo projeto e/ou fases, os painéis dos usuários em um Twin Space podem variar devido às diferentes permissões que eles têm.