Guia do usuário do BIMcollab Nexus

Guia do usuário do BIMcollab Nexus

O BIMcollab Nexus funciona como um hub central para a colaboração entre as equipes de construção e design envolvidas em projetos de BIM. Essa plataforma facilita o trabalho em equipe, permitindo o gerenciamento colaborativo de dados BIM, modelos complexos e informações específicas do projeto. Os membros da equipe têm a flexibilidade de contribuir com os projetos BIM de qualquer local e o BIMcollab garante uma comunicação tranquila entre as partes interessadas.

Na plataforma BIMcollab Nexus, os usuários podem criar e editar problemas (BCF), visualizar modelos detalhados, definir especificações de projeto (IDS) e gerenciar com eficiência vários projetos, tudo em uma interface amigável. Além disso, o BIMcollab Nexus oferece conectividade versátil, permitindo que os usuários acessem o Nexus a partir de várias ferramentas de modelagem e verificação de modelos (Revit, Navisworks, Tekla, Autocad e outras). Experimente algumas dessas conexões abaixo:


Este artigo fornece uma visão geral abrangente da interface da plataforma BIMcollab Nexus, oferecendo aos leitores informações valiosas sobre seus recursos. Para uma exploração mais aprofundada, são fornecidos vários links para artigos detalhados, permitindo que os usuários analisem funcionalidades específicas.

Faixa superior do BIMcollab

Essa faixa de opções está sempre posicionada na parte superior da página da Web do BIMcollab, oferecendo acesso conveniente a uma série de funcionalidades gerais.



1. Use esse botão para acessar sua conta do BIMcollab Twin. O mesmo botão de alternância está disponível nas páginas da conta do BIMcollab Twin, oferecendo uma maneira conveniente de retornar ao seu espaço do BIMcollab Nexus.
 O BIMcollab Twin oferece gerenciamento de documentos e ativos com base em modelos para armazenar, gerenciar e compartilhar dados de construção e infraestrutura.



2. Início: esse ícone leva o usuário de volta à página inicial, que é a página de visão geral dos projetos.
3. Barra de pesquisa: Dependendo da página que estiver aberta, a barra de pesquisa permitirá que o usuário encontre o valor desejado. Por exemplo, ela pesquisa projetos na página de visão geral do projeto e oferece pesquisa de usuários na página de visão geral dos usuários.
4. Portal do administrador: Esse ícone de engrenagem é visível apenas para os administradores do espaço e concede a eles acesso a funções administrativas cruciais. Essa faixa de opções superior muda de azul escuro para vermelho quando se entra no portal do administrador.



5. Ajuda: O ícone de ponto de interrogação abre um mundo de recursos. Os usuários podem iniciar um tour de introdução, explorar a Central de Ajuda e participar da BIMcollab Academy para aprimorar seu entendimento das práticas recomendadas do BIMcollab.



6. Avatar: o ícone do avatar serve como uma representação visual da conta de cada usuário. Os usuários podem carregar uma foto para personalizar seu perfil. O menu suspenso associado ao avatar fornece acesso a "minha conta", "mensagens", "alterar senha" e o botão "sair" para encerrar a sessão. "Minha conta" permite que os usuários gerenciem suas informações pessoais e a página "mensagens" exibe notificações ocasionais do BIMcollab, informando os usuários sobre atualizações ou períodos de inatividade, garantindo que eles estejam bem informados sobre o status da plataforma.



Visão geral dos projetos

Os usuários com direitos de criação de projetos podem criar projetos ilimitados em um espaço privado do BIMcollab. Na visão geral do projeto, os membros podem ver os projetos em que estão envolvidos. Para ver todos os projetos no espaço, os administradores devem acessar o portal do administrador.
1. Um usuário pode criar um novo projeto.
2. Depois de criado, ele pode acessar cada projeto individualmente.
3. Como alternativa, os usuários podem navegar diretamente para a página de visão geral "Issues" (Problemas).
4. Qualquer projeto pode ser desativado, e os usuários têm a opção de ocultar ou exibir esses projetos inativos na visão geral.
5. Os usuários podem escolher entre três modos de exibição: Mostrar gráficos, mostrar exibição de título ou mostrar exibição de lista, permitindo que eles personalizem a exibição da visão geral do projeto com base em suas necessidades.



Trabalho em um projeto

Quando os usuários clicam em um projeto, eles são direcionados para a página do projeto. Aqui, eles podem acessar:

1. Painel de controle: Uma visão geral das principais métricas, atividades e progresso do projeto. Além disso, o botão "mostrar todas as atividades" (8) na guia do painel redireciona os usuários para outra página, permitindo a filtragem e a pesquisa em listas abrangentes de atividades, incluindo comentários e registros de alterações.
2. Problemas: Uma visão abrangente de todos os problemas relacionados ao projeto e seus status. Quando há um grande número de problemas, a lista pode ser filtrada para mostrar a seleção desejada. Quando o Nexus estiver conectado a outros gerenciadores e integrações de BCF, a mesma lista de problemas poderá ser acessada e sincronizada em sua ferramenta de modelagem ou verificação.
3. Modelo: O local para inspecionar e explorar modelos de projeto usando o BIMcollab Model WebViewer.As opções de integraçãocom o Autodesk Docs e o Trimble Connect também estão disponíveis para a visualização do modelo.
4. Lists (Listas): Acesso às listas criadas no BIMcollab Zoom.
5. Verificação: A área para visualização e criação de recursos de verificação, facilitando os processos de controle de qualidade. As especificações IDS podem ser criadas no BIMcollab Nexus e os outros recursos compartilhados podem ser visualizados nessa guia. Esses recursos de verificação podem ser usados no BIMcollab Zoom para verificar os modelos em vários aspectos.
6. Relatórios: Acesse e faça o download de relatórios detalhados gerados para o projeto.
7. Configurações: A página para configurar e modificar as configurações específicas do projeto de acordo com os requisitos do usuário.






    • Related Articles

    • Adicionar um novo usuário

      Antes que um usuário possa ser adicionado a um projeto em um espaço de nuvem privada como um membro da equipe, ele primeiro precisa ser adicionado ao espaço como um novo usuário. O administrador do espaço pode adicionar um novo usuário seguindo as ...
    • Gerenciar um espaço BIMcollab Nexus

      Os administradores podem acessar a página de administração clicando clicando no ícone da engrenagem no canto superior direito. Se você não vê o ícone da engrenagem, você não tem direitos administrativos no espaço. A página de administração é ...
    • Aba Modelo no BIMcollab Nexus

      O BIMcollab Nexus é uma plataforma que oferece uma série de recursos de visualização de modelos on-line, permitindo que os usuários naveguem com facilidade por modelos complexos, analisem propriedades e resolvam issues com eficiência. Neste artigo, ...
    • Veja recursos Zoom compartilhados no BIMcollab Nexus

      A colaboração com os membros da equipe em um projeto do BIMcollab Nexus pode ser expandida com o uso do BIMcollab Zoom, nossa aplicação de validação de modelos. As ferramentas para realizar a detecção de clashes e a extração de dados no Zoom podem ...
    • Usuário Pendente

      Quando issues são importadas a partir de arquivos BCF ou CSV, as issues importadas podem ter trazido membros do time que ainda não foram adicionados ao projeto no BIMcollab como responsáveis pela issue. Esse usuário é adicionado à lista de Usuários ...