Encontrando issues no BIMcollab Zoom

Encontrando issues no BIMcollab Zoom

Ao criar uma combinação de modelos (criados por diferentes disciplinas) é possível detectar visualmente conflitos entre estes modelos. Além disso, o Zoom possui a ferramenta Smart Views, que podem automatizar a identificação e a coloração de componentes com base em propriedades definidas ou indefinidas. Com uma licença, você também tem a possibilidade de realizar uma detecção de conflito no modelo federado ou executar uma validação de propriedade usando IDS.
A seguir descrevemos como você pode validar modelos e nuvens de pontos no Zoom utilizando:
  1. Análise visual
  2. Análise automatizada
Comece por adicionar os modelos necessários, que precisam de ser validados, ao BIMcollab Zoom, e conecte-se ao seu projeto no BIMcollab Nexus.

Você pode também adicionar os modelos a uma pasta compartilhada, que pode ser conectada ao projeto no BIMcollab Nexus. Para mais informações, leia o artigo Configurar a Pasta de Projeto para conectar arquivos compartilhados a um projeto.

Análise visual

Utilize a vista 3D e navegue pelos modelos para efetuar uma verificação visual. Use a Minha vista, mostre ou esconda componentes, usar a pesquisa rápida para isolar modelos ou conjuntos de componentes específicos, e obter uma visão clara de um potencial conflito. Crie um ponto de vista compreensível como base para as suas issues.



Análise automatizada

No BIMcollab Zoom, há várias formas automatizadas de validar o seu modelo.

Smart Views

No BIMcollab Zoom, Smart views podem ser criadas para personalizar a visualização dos componentes com base nas suas propriedades, para facilitar a verificação de modelos para requisitos específicos. É possível codificar componentes com cores, ou agrupar componentes com base nas suas propriedades específicas, ou visualizar componentes que falhem propriedades específicas.
As Smart Views são fáceis de utilizar, e podem ser salvas e compartilhadas para uma utilização estruturada com toda a equipe.



Para mais informações sobre visualizações inteligentes, consultar o artigo Noções básicas de criação de Smart Views.

Visualizar os resultados das Smart Views

Quando se utiliza a opção de cores automáticas nas Smart Views, uma legenda é gerada automaticamente. Utilize a legenda para compreender o código de cores que foi aplicado ao modelo pela Smart View, e visualizar e isolar os componentes para cada cor.



Validação de propriedade com IDS

O BIMcollab Zoom, juntamente com o BIMcollab Nexus, oferece suporte avançado para validação de propriedade baseada em regras. No ambiente do BIMcollab Nexus, você pode definir critérios específicos de conformidade de dados para o seu modelo, chamados IDS, que significa Information Delivery Specification. Em seguida, usando o BIMcollab Zoom, você pode validar facilmente seus modelos em relação a esses critérios definidos.




A validação de propriedade com IDS só está disponível com uma licença Zoom e uma Assinatura do Nexus.

Para saber mais sobre a validação de propriedade com IDS no BIMcollab Zoom, acesse o artigo Validação de propriedade IDS no BIMcollab Zoom.


Clash detection

Utilize a detecção de colisões (clash detection) para localizar componentes colididos ou duplicados. É possível escolher grupos predefinidos de componentes e definir tolerâncias.



A detecção de colisão só está disponível com uma licença Zoom.
Para saber como realizar um clash detection no BIMcollab Zoom, consulte o artigo Como realizar um clash detection no BIMcollab Zoom.

Como criar issues

Após validar o seu modelo, visualize as áreas ou componentes problemáticas utilizando filtros adicionais, planos de corte, e um bom ponto de vista. Você pode adicionar dimensionamento e anotações à vista, e colorir componentes para clarificar a issue. Quando a vista for satisfatória, siga estes passos para criar um problema.
  1. Acesse a aba 'Issues'
  2. Clique no botão + para adicionar uma nova issue, ou clique com o botão direito do mouse na vista 3D e clique em 'Adicionar issue'



  3. Preencha o título e outros campos
  4. A vista ativa será utilizada como ponto de vista para a issue. Você também pode inserir uma imagem de uma pasta no seu computador ou a partir da 'clipboard' (caso uma imagem esteja copiada)
  5. Escolha quais componentes são salvos na vista, e se a seleção e quaisquer cores que tenham sido adicionadas aos componentes visíveis serão salvas
    Salve apenas o necessário no ponto de vista da issue
    Ao criar uma nova issue, você pode selecionar quais elementos devem ser salvos no ponto de vista:
    1. Componentes visíveis
    2. Componentes selecionados
    3. Nenhum = Mostra o modelo completo
  6. Se necessário, selecione os nomes dos membros da equipe que você deseja notificar sobre esta issue
  7. Clique no botão 'Salvar' e a issue será criada


Quaisquer anotações e planos de corte que estejam visíveis no ponto de vista também serão salvos na issue.
Para mais informações sobre como criar e editar issues no BIMcollab Zoom, consulte o artigo Criação e edição de issues no BIMcollab Zoom.

Compartilhar

Quando todos os seus resultados estiverem documentados como issues, sincronize-as com o seu projeto BIMcollab. Clique no botão 'Sincronizar projeto'. As issues podem agora ser vistas em Revit, Tekla, ARCHICAD, Solibri, Navisworks e muito mais, com a ajuda dos BCF Managers, asso, como em seu projeto no BIMcollab Nexus.
Os membros da equipe designados às issues receberão uma notificação automática relativa às issues criadas.



Manipulação de revisões

Ao se conectar a um projeto no BIMcollab Nexus que tenha uma pasta de projeto conectada ao Zoom, ou quando se abre um projeto Zoom (arquivo BCP), o BIMcollab Zoom recarregará todos os modelos. Se os modelos tiverem sido substituídos por uma versão mais recente, o Zoom
    • Related Articles

    • Criação e edição de issues no BIMcollab Zoom

      Com o BIMcollab Zoom você pode se conectar diretamente a um espaço BIMcollab e trocar issues entre os membros do time. Você pode conectar-se a um projeto BIMcollab existente ou criar o seu próprio projeto novo.. Conectando-se ao seu projeto a partir ...
    • Sincronização de issues no BIMcollab Zoom

      Sincronizando issues ao seu espaço BIMcollab Após criar ou atualizar issues no BIMcollab Zoom, você pode sincronizá-las com o projeto em seu espaço BIMcollab Nexus clicando no botão 'sincronizar projeto' no menu superior: Issues novas ou editadas que ...
    • Visualize issues específicas no BIMcollab Zoom

      Quando você está conectado a um projeto, o BIMcollab Zoom permite filtrar issues com base em suas propriedades, tais como tipo, fase e "designado a", e também utilizando os favoritos. Filtragem Utilize os valores dos menus ou caixas de seleção para ...
    • Guia inicial rápido do BIMcollab Zoom

      Encontrar uma versão para impressão como anexo Este guia inicial rápido descreve o ambiente de trabalho e as funcionalidades do BIMcollab Zoom. Ele vai fazer com que você colcoque o seu proejto em funcionamento no Zoom em um piscar de olhos! Se ainda ...
    • Validação de recursos IDS no BIMcollab Zoom

      Ao integrar o IDS ao BIMcollab Zoom, os coordenadores e gerentes BIM podem facilmente verificar se há informações ausentes ou não conformes nos arquivos IFC. Quando um modelo não atende aos requisitos especificados no IDS, o BIMcollab Zoom permite ...