Crie vistas rápidas, leves e eficazes

Crie vistas rápidas, leves e eficazes

Com vistas "eficazes", nós queremos dizer compreensíveis para os demais membros da equipe, bem como utilizáveis no ecossistema BIMcollab e na comunicação BCF.

Vamos começãr por uma comunicação BCF eficaz e estabeleçamos algumas noções básicas. A informação mais importante da vista é:
  1. Imagem da captura de tela
  2. Posição e projeção da câmera
  3. Planos de corte (se houver)
  4. Lista de GUIDs do IFC com componentes visíveis, selecionados e/ou coloridos
Quando muitos componentes estão relacionados com a vista, a lista de GUIDS do IFC vai se tornando proporcionalmente mais pesada, de acordo com a quantidade de componentes a ela associada. Você experimentará uma drástica diminuição de desempenho ao sincronizar com o BIMcollab Nexus quando a lista de GUIDs do IFC se tornar muito grande, ao trabalhar com grandes projetos. Imagine um modelo de uma torre de escritório com mais de 200.000 componentes. Se todos eles fossem salvos em um único ponto de vista, este conteria mais de 30Mb de dados. Imagine ter 30 desses pontos de vista: eles somam até 1Gb de dados!
Portanto, é importante considerar cuidadosamente como criar pontos de vista, e assim evitar este acúmulo de dados.

Crie vistas leves

Por padrão, os BCF Managers utilizam a vista ativa na janela de visualização 3D para armazenar informações na vista. Para reduzir a quantidade de dados salvos em uma vista, comece considerando quais elementos precisam ser visíveis na visualização 3D para que a issue seja compreensível.
Oculte elementos que não são essenciais à vista, por exemplo, por modelo, zona ou pavimeto. Mantenha apenas os componentes importantes na visão ativa para limitar o seu tamanho.
Além disso, o BCF Manager avisará se você estiver prestes a ligar >10.000 componentes, para ajudá-lo a evitar a criação de vistas que sejam muito pesadas.

Ao criar slides no Solibri, pode facilmente acontecer que você conecte um grande número de componentes à vista. Se você notar uma grande desaceleração na comunicação entre BIMcollab e Solibri, esta é provavelmente a causa.

Armazene somente o que é necessário

Após a editar a vista 3D do seu modelo, pode ser que ainda hajam muitos componentes visíveis. Todos os componentes visíveis no momento da criação da issue ainda estarão visíveis na captura de tela e ao selecionar a issue para recriá-la, mas somente os componentes escolhidos estarão ligados à vista e aparecerão na lista de GUIDs do IFC.
Ao criar uma nova issue, o BCF Manager permite que você escolha quais itens serão armazenados na vista:
  1. Componentes visíveis
  2. Componentes selecionados
  3. Nenhum = Mostrar todo o modelo

Use planos de corte

Quando não há componentes ligados a vista (Componentes no ponto de vista: Nenhum = mostra o modelo inteiro), isso significa que o modelo inteiro será visível. Use esta opção a seu favor, mostrando o modelo inteiro, mas cortando as peças com planos de corte. Os planos de corte contêm apenas coordenadas e, portanto, não ocupam muitos dados.

É tudo uma questão de comunicação

Tenha em mente que a captura de tela também faz parte da comunicação e que a reprodução da cena não precisa mostrar exatamente o que está na captura de tela. Pense desta forma: ao invés de criar uma vista 3D com muitos componentes visíveis onde apenas alguns poucos componentes problemáticos são destacados, poderia ser suficiente ligar apenas os componentes destacados (selecionados) à ponto de vista: o(a) projetista entenderá pela imagem e pelo seu comentário o que é esperado dele(a), e pode usar a reprodução da cena para localizar os componentes problemáticos especificamente.

    • Related Articles

    • Crie as melhores vistas

      Com vistas "melhores", nós queremos dizer compreensíveis para os demais membros da equipe, bem como utilizáveis no ecossistema BIMcollab e na comunicação BCF. Vamos começãr por uma comunicação BCF eficaz e estabeleçamos algumas noções básicas. A ...
    • Crie e edite issues no Revit

      Criar, editar e excluir issues View Template Certifique-se de que antes de criar ou editar issues você criou um View Template no Revit. Criando Issues Quando você estiver conectado ao projeto desejado, você pode começar a criar issues. Clique no ...
    • Crie e edite issues no Navisworks

      Com o BCF Manager para Navisworks, você pode se conectar diretamente a um projeto BIMcollab e sincronizar issues. Criar Issues Você tem opções diferentes para criar issues, escolha o fluxo de trabalho que prefere: Importar clashes do Clash Detective ...
    • Adicione vistas extras a uma issue no Solibri

      No Solibri é possível adicionar múltiplas vistas a uma issue. Por padrão, apenas a vista principal é transferida para a issue no BIMcollab. Para garantir que todas as vistas sejam corretamente compartilhadas com o BIMcollab, adicione um comentário a ...
    • Crie um novo template de projeto

      Crie um novo template de projeto Como administrador em um espaço, você pode criar templates em que todas as propriedades de projeto, como configurações de issues e membros da equipe, estão salvas. Novos projetos podem ser criados a partir de um ...