Criação de anotações

Criação de anotações

No BIMcollab Zoom, você pode adicionar anotações à sua vista 3D a fim de criar pontos de vista claros e compreensíveis para as issues. Quaisquer anotações que estejam visíveis durante a criação de uma issue, serão salvas na issue.
Você pode desenhar setas para apontar para objetos, círculos para enfatizar uma área, ou usar o carimbo de propriedades para exibir propriedades de um elemento.

Linhas

As anotações de linha incluem linhas retas, setas, elipses, nuvens e retângulos. Siga os passos abaixo para criar uma anotação de linha:
  1. Clique no botão estilo da linha, defina a espessura da linha e escolha se a linha é tracejada ou sólida.
    Para setas, você também pode determinar as configurações das pontas das setas.


  2. Clique no botão do balde de tinta para escolher uma cor para a anotação
  3. Escolha o tipo de anotação que deseja adicionar clicando na setinha preta no canto da ferramenta de anotação na barra de ferramentas. Uma vez escolhido o desenho, a ferramenta fica imediatamente ativa.



  4. Na vista 3D, clique na superfície sobre a qual você deseja colocar a anotação. A anotação será inserida no mesmo plano que a superfície clicada.
    Para criar uma anotação perpendicular à posição da câmera, segure a tecla SHIFT enquanto coloca a anotação.
As propriedades de anotação, como a cor e a espessura, ainda podem ser ajustadas após terem sido inseridas. Selecione a anotação e use os botões do estilo de linha e do balde de tinta para fazer os ajustes.

Texto

Crie pontos de vista esclarecedores adicionando uma breve anotação de texto à vista.
  1. Clique no botão do balde de tinta para escolher uma cor para a anotação
  2. Clique na setinha preta ao lado da ferramenta de anotação na barra de ferramentas e escolha 'Texto'.



  3. Clique na superfície sobre a qual você deseja colocar o texto. A anotação será inserida no mesmo plano que a superfície clicada.
    Para criar uma anotação perpendicular à posição da câmera, segure a tecla SHIFT enquanto coloca a anotação.
  4. Digite o texto e clique em OK.



  5. Use os 4 cantos ao redor do texto para ajustar seu tamanho, uma vez que o texto tiver sido colocado.
A cor da anotação ainda pode ser ajustada após a sua colocação. Selecione a anotação e o botão do balde de tinta para fazer os ajustes.

Carimbo da propriedade

Com o carimbo de propriedade, você pode exibir qualquer propriedade de um elemento na visualização 3D. Siga estes passos para escolher as propriedades a serem exibidas, e para colocar o carimbo.
  1. Clique no botão estilo linha, defina a espessura da linha da moldura do carimbo e escolha se a linha é tracejada ou sólida.


  2. Clique no botão do balde de tinta para escolher uma cor para a anotação
  3. Clique na setinha preta ao lado da ferramenta de anotação, e escolha 'Configurações de carimbo de propriedade'.



  4. Em 'Conteúdo da ferramenta de dica de ferramenta e carimbo', escolha as propriedades que você deseja exibir. Estas podem ser quaisquer propriedades IFC presentes nos arquivos IFC atualmente carregados.



  5. Clique novamente sobre a setinha preta no canto da ferramenta de anotação na barra de ferramentas, e escolha 'Carimbo de propriedade'.
  6. Clique na superfície na qual você deseja colocar a anotação. A anotação será inserida no mesmo plano que a superfície clicada.
    O carimbo mostrará as propriedades para o elemento clicado.
As propriedades de anotação, como a cor e a espessura, ainda podem ser ajustadas após a sua colocação. Selecione a anotação e use os botões do estilo de linha e balde de tinta para fazer os ajustes.

TUTORIAL EM INGLÊS | < 2 MINUTOS


    • Related Articles

    • Criação e edição de issues no BIMcollab Zoom

      Com o BIMcollab Zoom você pode se conectar diretamente a um espaço BIMcollab e trocar issues entre os membros do time. Você pode conectar-se a um projeto BIMcollab existente ou criar o seu próprio projeto novo.. Conectando-se ao seu projeto a partir ...
    • Noções básicas de criação de Smart Views

      Smart views são filtros baseada em regras, que incluem a possibilidade de colorir objetos. Com base nas propriedades, você pode mostrar, ocultar ou colorir componentes na janela de visualização 3D. É ótimo para realizar verificações visuais em ...
    • Remover cores e anotações

      Cores e/ou anotações podem ser removidas de várias maneiras: Clique com o botão direito para acessar o menu quando um objeto colorido ou uma anotação estiver selecionada e escolha o comando de remoção correspondente (remover cor ou remover ...
    • Aplique cores a componentes e anotações às vistas nas issues

      Aplicar cores e anotações a uma nova issue Quando quiser acrescentar cores e anotações a uma vista em uma nova issue, siga os passos abaixo: Adicione cores, medidas e anotações à sua vista 3D. Saiba como adicionar anotações no Zoom do BIMcollab no ...
    • Os diferentes tipos de listas

      Ao criar uma lista no BIMcollab Zoom, você pode escolher entre três tipos diferentes de listas, cada uma com os seus próprios objetivos. Uma vez criada, você irá reconhecê-las pelos ícones em frente dos nomes da lista: para a tabela de propriedades, ...