Autenticação de dois fatores

Autenticação de dois fatores

Autenticação de dois fatores (ou autenticação multifatorial) reforça a segurança de sua Conta do espaço BIMcollab, por meio da diisão do login em duas etapas de verificação da sua identidade.
Quando ativada, será exigido que um usuário forneça não somente uma senha, mas também um código de verificação produzido por um aplicativo de autenticação.

Para fazer uso da autenticação de dois fatores para acessar o seu espaço BIMcollab, você precisará dos itens abaixo:
  1. Acesso a um espaço privado no BIMcollab Nexus (a autenticação de dois fatores não está disponível para projetos no espaço gratuito join.bimcollab.com).
  2. Um aplicativo de autenticação em seu dispositivo móvel.
    Os seguintes aplicativos de autenticação gratuitos foram testados e aprovados para utilização com BIMcollab:
    1. Microsoft Authenticator (iOS e Android)
    2. Google Authenticator (iOS e Android)
      A autenticação de dois fatores no ecossistema BIMcollab utiliza o padrão TOTP. Esse padrão também é utilizado por outros aplicativos de autenticação (além dos aplicativos acima) que podem ser utilizados para o procedimento com BIMcollab.
  3. BIMcollab Zoom na versão 5.3.29 ou mais recente, BCF Manager na versão 5.6.49 ou mais recente.
Antes de ativar a autenticação de dois fatores, note que esse tipo de processo opera por meio de um servidor de identidade.
Somente as versões mais recentes do BIMcollab Zoom e dos BCF Managers são compatíveis com este tipo de identificação. Você não poderá se conectar a um projeto no BIMcollab Nexus a partir de versões mais antigas quando a autenticação de dois fatores estiver habilitada para o espaço.
Nós recomendamos esperar para impor a todos os usuários do espaço a autenticação de dois fatores, até que todos as aplicações do BIMcollab utilizados pela sua equipe sejam atualizados e compatíveis. Até que isso aconteça, a recomendação é permitir que usuários escolham por si próprios ativar ou não a autenticação de dois fatores. Veja abaixo como cada usuário pode configurar esse procedimento individualmente.

Ative a autenticação de dois fatores para a sua Conta do espaço

Autenticação de dois fatores é uma configuração de espaços BIMcollab Nexus privados, e deve ser configurada separadamente em cada espaço BIMcollab em que você é um membro. Para ativar essa configuração para sua conta, siga os passos abaixo:
  1. No BIMcollab Nexus, clique em seu avatar, e escolha 'Minha conta'.



  2. Sob Segurança, ative a opção 'Autenticação de dois fatores'.



  3. Em seu dispositivo móvel, abra o aplicativo de autenticação (Microsoft Authenticator ou Google Authenticator).
    Por exemplo, com o Microsoft Authenticator, clique sobre o símbolo '+' para adicionar uma conta e escolha 'outro'.



  4. Escaneie com o aplicativo o QR code gerado na tela do BIMcollab Nexus.
  5. O aplicativo irá mostrar um código temporário de verificação. Digite esse código sob o QR code no BIMcollab Nexus para finalizar a configuração da autenticação de dois fatores.
  6. Logo após a autenticação de dois fatores ser ativada, você irá receber na tela um código pessoal de recuperação. Esse código serve para garantir acesso ao espaço BIMcollab Nexus mesmo quando você não estiver com o seu dispositivo móvel em mãos, logo sem acesso ao aplicativo de autenticação.
    Esse código aparecerá somente uma única vez, portanto, anote-o em um local seguro e não o compartilhe com ninguém.

Imponha autenticação de dois fatores para todos os usuários (Premium e Ultimate)

Administradores nos espaços Premium e Ultimate podem impor a utilização da autenticação de dois fatores em um espaço BIMcollab Nexus a todos os usuários. Nesse caso, usuários não precisarão configurar o procedimento individualmente como no passo-a-passo acima. Um usuário terá que conectar um aplicativo de autenticação à sua conta quando efetuar o login pela primeira vez no espaço.
  1. Acesse o painel de administração clicando no ícone da engrenagem no canto superior direito



  2. Vá para a aba 'Assinatura', e clique em 'Configurações do espaço'
  3. Em 'Autentição de dois fatores', escolha 'Obrigatório para todos os usuários'
  4. Clique em OK para salvar as alterações
Para mais informações sobre requisitos de senha, consulte o artigo Requisitos de senha.

Log in com autenticação em duas etapas

Uma vez que a autenticação de dois fatores estiver ativa, o procedimento de login funcionará da seguinte forma:
  1. Insira seu endereço de email e senha, e clique em Log in.
  2. Em seu dispositivo móvel, abra o aplicativo de autenticação.
  3. Insira o código de verificação do aplicativo na página 'Autenticar' do BIMcollab Nexus.
    Caso você não pretenda inserir o código de verificação nos logins seguintes, clique sobre a opção 'Lembrar de mim nesse dispositivo'.
  4. Clique em 'Autenticar'.

    • Related Articles

    • Transferir os resultados de Testes de Clash para o BIMcollab Nexus

      Importe clashes diretamente do Clash Detective do Navisworks para o BCF Manager como issues. Para que esta função esteja ativa é preciso estar conectado a um projeto BIMcollab. Importar os clashes Siga estes passos para importar os clashes: Abra o ...
    • Configurações do espaço

      Em um espaço BIMcollab Nexus privado, você pode definir diversas configurações como um administrador. Para editar essas configurações, siga os passos abaixo: Acesse o painel de administração clicando no ícone de engrenagem no canto superior direito ...
    • Use modelos do Archicad para coordenação de modelos

      O Archicad contém dois tipos de origem que são relevantes para a coordenação de modelos. Um ponto de Origem do Projeto (Project Origin), que representa o ponto de base do projeto, por volta do qual o modelo é construído Um Ponto de Pesquisa (Survey ...
    • O fluxo de trabalho de aprovação

      O fluxo de trabalho de aprovação oferece uma maneira mais formal de trabalhar, que permite que a resolução de uma issue seja primeiramente checada e aprovada, antes que ela seja definitivamente sinalizada como fechada. Dessa maneira, você tem mais ...
    • Templates de IDS - downloads

      Nesta página, você pode encontrar templates úteis de Especificações de Entrega de Informações (IDS) para ajudá-lo a começar a validação de propriedades usando o BIMcollab. Templates básicos de IDM (Manual de Entrega de Informações) Inglês / Geral ...