As primeiras etapas do BIMcollab Twin para empresas

As primeiras etapas do BIMcollab Twin para empresas

Este guia de Introdução descreve as funcionalidades e a configuração do seu espaço gêmeo do BIMcollab. Ele fará com que você comece a trabalhar em pouco tempo.

Seu espaço já foi ativado por nossa equipe. Ao fazer o pedido de um espaço, foi solicitado que você fornecesse informações iniciais sobre o espaço, incluindo as informações de contato do administrador. Como administrador, você receberá um convite por e-mail para fazer login no seu espaço pela primeira vez.

Para cada espaço, o administrador pode determinar como o espaço será configurado e quem terá acesso. Siga a série de etapas descritas abaixo, por meio das quais você configurará o espaço para que os usuários possam começar a trabalhar nos projetos.

1. Interface de usuário do BIMcollab Twin

Depois de fazer o login, você pode continuar configurando o espaço. A página inicial de destino é a página Ambiente do projeto. Você pode alternar entre a página Project Environment e Account Settings clicando no botão Gear (1).





2. Configure os campos obrigatórios da conta

Em todos os projetos, é importante usar uma estrutura de dados clara e consistente. Os administradores podem configurar campos obrigatórios em Settings (Configurações). Em seguida, esses campos, predefinidos pelos administradores, serão preenchidos automaticamente quando os usuários adicionarem documentos e comunicações. Abaixo está uma lista de todos os campos que podem ser adicionados e suas descrições. Cada novo valor pode ser adicionado no campo necessário, clicando no botão Add (Adicionar) no canto superior direito.



2.1 Disciplinas
Todas as empresas podem ser categorizadas por suas disciplinas comerciais. Cada empresa pertence a uma disciplina, que pode ser configurada pelo administrador. Várias empresas podem pertencer a uma disciplina. Ao adicionar uma nova disciplina, você pode adicionar o nome da disciplina, o código (abreviação de uma disciplina em 3 caracteres) e uma descrição clara.

2.2 Rótulos
Os rótulos podem ser muito úteis na filtragem de documentos. Elas podem ser usadas para definir qualquer outra métrica em seu projeto que seja necessária. Todos os documentos podem ser rotulados com um ou mais rótulos.

2.3 Campos personalizados
Com os campos personalizados, você pode adicionar informações adicionais ao seu projeto que não são fornecidas em outros campos.

2.4 Status
Quando um documento é carregado e durante todo o fluxo de trabalho, os documentos receberão um status. O progresso dos fluxos de trabalho no BIMcollab Twin também depende do status do documento. Para ter valores de status padronizados, os administradores podem adicioná-los no menu Status.

3. Convidar usuários

Você iniciou seu projeto do BIMcollab Twin e agora gostaria de convidar pessoas para colaborar. O administrador pode configurar a estrutura de usuários do projeto, incluindo empresas, usuários, equipes e funções a partir das funções descritas abaixo. Cada novo valor pode ser adicionado no campo necessário, clicando no botãoAdicionar no canto superior direito.

3.1 Criar empresas
Todos os usuários fazem parte de uma empresa, portanto, primeiro crie empresas para poder conectá-las aos usuários. As empresas são salvas no banco de dados do BIMcollab Twin e podem estar ativas em vários espaços. Ao adicionar uma empresa, se a empresa já for conhecida pelo BIMcollab Twin, basta inserir o nome estatutário ou o nome comercial; o restante dos campos será preenchido automaticamente.

3.2 Criar usuários
Novos usuários podem ser adicionados somente se a empresa já tiver sido adicionada ao BIMcollab Twin. Cada usuário recebe sua própria conta de usuário com um painel pessoal onde pode definir suas configurações pessoais. Os usuários podem fazer parte de outros espaços do BIMcollab Twin. Portanto, se um usuário já existir no BIMcollab Twin, ao criá-lo será necessário apenas preencher o endereço de e-mail, os outros dados serão preenchidos automaticamente.

Em um nível de espaço, os usuários podem ter uma de duas funções:
  1. Os usuários comuns podem ver apenas os locais, projetos e fases do projeto aos quais têm acesso com base na função do projeto. Ao adicionar um novo usuário, ele é adicionado por padrão como um usuário comum.
  2. Os administradores de espaço têm acesso à página Administration (Administração) e a todos os Locais. Para tornar um usuário um administrador, clique no nome do usuário na lista de visão geral e, na página Edit (Editar), em Settings (Configurações), altere o campo Space Administrator (Administrador do espaço) para "Yes" (Sim).



3.3 Criar funções de usuário
As funções permitem que os administradores definam permissões e determinem quais seções de um projeto os usuários atribuídos a essas funções podem acessar. As funções são atribuídas com base no projeto. Se um usuário fizer parte de várias equipes, ele poderá ter várias funções em um projeto. Nesse caso, as permissões serão mescladas e o usuário terá permissões de todas as funções em todas as equipes.
Depois de adicionar uma nova função de usuário, para modificar as permissões e o acesso associados a essa função, clique na função de usuário desejada na lista e, na janela seguinte, escolha Permissões ou Direitos a formatos de arquivo. As funções de usuário são atribuídas aos usuários quando eles são adicionados às equipes na guia Teams (Equipes ).



4. Configurar o projeto

4.1 Criar local, lotes, edifício e andares
Em Localização, o administrador do espaço pode definir a estrutura espacial do espaço. No BIMcollab Twin, você pode vincular os documentos e dados à estrutura espacial do edifício. Essa estrutura espacial cresce com o desenvolvimento do edifício, de modo que cada fase tem sua própria estrutura espacial.

A estrutura espacial atual consiste em 5 componentes:

  1. Locais - Cada espaço pode conter vários locais, que são criados pelo administrador do espaço. A localização é um agrupamento de um grupo contíguo de lotes e edifícios e, muitas vezes, em locais grandes, uma única localização pode conter vários lotes, edifícios e fases. Por isso, ao criar a estrutura espacial, é importante ter uma ideia clara de como ela deve ser. Os locais podem ser agrupados em Location Groups, para que você possa filtrar facilmente os locais agrupados na guia My Project (Meu projeto) na página Project Environment (Ambiente do projeto).

  2. Terrenos - . Um lote é um pedaço de terra no qual um edifício é colocado. Um lote pode conter sua própria estrutura espacial, documentos e dados. Em um local, você pode adicionar um ou mais lotes.

  3. Edifício - Um edifício é uma representação da estrutura física a ser construída. Podem existir vários edifícios em um terreno, e cada edifício tem sua própria estrutura espacial.

  4. Partes do edifício - Um edifício pode ser dividido em partes separadas, o que ajuda a agrupar as ações do projeto por partes.

  5. Andares - Os andares definem os pisos da estrutura espacial. Uma vez definidos, eles podem ser usados em todo o projeto com uma nomenclatura padronizada.




Seguindo essa estrutura, a ordem recomendada para configurar o local do projeto é:
  1. Adicionar local > Adicionar lote > Adicionar edifício > Adicionar partes do edifício ou Adicionar andares

4.2 Criar projeto
Depois que a estrutura espacial é criada, os projetos são criados e vinculados à estrutura espacial, de modo que as partes da estrutura sejam gerenciadas por projetos. Vários projetos podem ser vinculados a uma estrutura espacial. Isso permite criar diferentes projetos que estão acontecendo separadamente dentro da mesma estrutura. Um projeto pode se aplicar a um ou mais lotes, edifícios ou partes de edifícios. Para adicionar um novo projeto, navegue até o local desejado e, em Projetos, selecione Adicionar projeto (1). Na janela seguinte, adicione as informações necessárias ao formulário de criação de projeto.






Os projetos são adicionados a partir de sua guia Localização específica, mas todos os projetos têm uma visão geral na guia Projeto.



4.3 Criar fases
Os projetos são divididos em fases, que significam períodos específicos ou séries de eventos em um projeto. Quando uma equipe é vinculada a uma ou mais fases, e quando os usuários são adicionados a uma equipe, eles terão acesso apenas às informações dessa fase.
Quando um projeto é criado, ele é automaticamente atribuído à Fase inicial (uma fase automática criada pelo BIMcollab Twin). Para editar a fase, clique no nome da fase.



Clique no botão Editar (1) para editar a fase atual ou no botão Adicionar próxima fase (2) para adicionar uma nova fase.




4.4 Criar equipes
As equipes representam grupos de usuários que estão associados a uma ou mais fases. Ao adicionar uma nova equipe, na janela seguinte você seleciona em quais fases do projeto essa equipe estará ativa. A vinculação de uma equipe a uma fase do projeto dá aos membros da equipe acesso direto a essa fase do projeto. Na interface do ambiente do projeto, um membro de uma equipe só pode ver as fases do projeto às quais a equipe está vinculada.




4.5 Adicionar usuários às equipes e atribuir-lhes uma função de usuário
Para adicionar usuários a uma equipe, clique na equipe na lista de visão geral e, em Membros da equipe, você pode Adicionar novos membros à equipe. Ao adicionar um novo usuário à equipe, você também pode atribuir a ele uma função de usuário (que já foi criada em Funções). Ao agrupar os usuários em equipes com acesso a fases específicas e atribuir funções a usuários individuais, você está efetivamente definindo o acesso e as permissões deles no projeto.




5. Fluxos de trabalho

Com os fluxos de trabalho, você pode traduzir qualquer processo de documento em um fluxo de trabalho automatizado. Use ações padronizadas, como auditoria, revisão, carimbo ou notificações, e configure sua ordem, prazo e condições. O fluxo de trabalho é então automatizado para monitorar o progresso e coordenar as tarefas.
Por meio de um fluxo de trabalho, você pode criar um conjunto de ações que serão iniciadas automaticamente quando um novo documento (que atenda aos requisitos específicos do conjunto de fluxos de trabalho) for carregado. Uma série de ações ocorrerá em uma ordem definida à medida que o documento for atualizado. Leia mais sobre como adicionar fluxos de trabalho e possíveis etapas de fluxo de trabalho neste artigo.






    • Related Articles

    • Workflows no BIMcollab Twin

      Os fluxos de trabalho são projetados para traduzir os vários processos de um projeto em um fluxo de trabalho automático. Um fluxo de trabalho definido é iniciado quando um novo documento é publicado e atende aos requisitos predefinidos. Todos os ...
    • BIMcollab Twin Spaces

      Cada conta no BIMcollab Twin contém informações de projetos de construção, armazenadas em seu próprio banco de dados, acessíveis aos participantes do projeto. As contas podem ser acessadas por meio de seu próprio endereço da Web, com seu próprio ...
    • Power BI Conector BIMcollab Twin

      Com nosso próprio conector Power BI, todos os dados do arquivo de construção do BIMcollab Twin podem ser facilmente lidos no Power BI. Não é necessário nenhum conhecimento técnico para vincular o Power BI e o BIMcollab Twin. Com esse conector, os ...
    • Início rápido do API BIMcollab Twin

      Este documento tem como objetivo fornecer uma descrição de início rápido e de fácil compreensão da API pública do BIMcollab Twin. A documentação detalhada sobre nossa API está disponível em https://api.demo-bimlink.nl/swagger. Para obter acesso à ...
    • Criar e adicionar uma convenção de nomenclatura de documentos a uma fase do projeto

      No BIMcollab Twin, o número do documento é muito importante, pois todo o gerenciamento de versões depende dos números de documentos correspondentes. As convenções de nomenclatura de documentos são essenciais para organizar os arquivos de maneira ...